OPINIÃO COM INOVAÇÃO | Reiventando as Organizações – Consciência e evolução de modelos organizacionais

12 de dezembro de 2019 às 0h03

img
Crédito: arquivo pessoal

Frederic Laloux, belga e líder corporativo, nos presenteou com uma belíssima obra: Reinventando as Organizações.

Um livro que faz repensar as organizações, uma forma inovadora de conduzir empresas mais humanas e conscientes do seu papel perante à sociedade pós-moderna.

Laloux descreve as organizações sob a perspectiva de cinco estágios – na verdade, maneiras de colaborar em ambientes organizacionais – com base em óticas distintas do mundo.

São elas: Impulso-Vermelho, Conformista-Âmbar, Realizador-Laranja, Pluralista-Verde e Teal (Integrais).

Neste artigo irei me ater aos quatro primeiros modelos de organização. As organizações Teal é o cerne principal do estudo, vistas como um novo estágio da consciência humana. Irei dedicar um artigo exclusivamente para falar sobre a perspectiva evolutiva Teal. O estudo é tão incrível que merece ser abordado de forma singular.

Toda transição para um novo estágio de consciência, conduziu a uma nova era da humanidade. A cada conjuntura, tudo mudava; a sociedade (de bandos familiares a tribos, impérios e estados), a economia (de exploração a horticultura para agricultura e industrialização), as estruturas de poder, o papel da religião, dentre outros fatores.

As organizações como as conhecemos hoje são simplesmente expressões da nossa visão de mundo atual, nosso estágio presente de desenvolvimento enquanto sociedade.

É fato que existiram outros modelos anteriormente e todas as evidências indicam que mais estão por vir.

Laloux traz os modelos organizacionais antigos e atuais, baseados na história humana. Também aponta o próximo estágio – Organizações Teal – que, conforme citei, fica para um próximo artigo.

Trago os quatro estágios, começando pelas Organizações Vermelhas.

1º) O paradigma Reativo-Infravermelho:

Este é o primeiro estágio de desenvolvimento da humanidade, que abrange aproximadamente o período de 100.000 a.C. a 50.000 a.C., quando vivíamos em pequenos bandos familiares.

Era constante o esforço de poder pelo chefe da tropa. O medo é o que regia a organização, que é altamente reativa, com foco no curto prazo. Visão extremamente tática que prospera em ambientes caóticos.

É marcada pela divisão do trabalho e autocracia. Podemos fazer uma metáfora com alcateias (bandos). Como exemplo teríamos as máfias, gangues de rua e milícia tribais.

2º) Conformista-Âmbar:

Toda mudança de paradigma abre espaço para novas possibilidades, certo? Quando a consciência Conformista-Âmbar surge, o mundo evoluiu de um mundo tribal para a era da agricultura, das civilizações, instituições, burocracias e da religião.

As organizações Âmbares possuem papéis altamente formais, centrado na hierarquia. Comando e controle, top-dow para bottom-up. Estabilidade acima de tudo, seguindo processos rigorosos. Aqui, o futuro é a repetição do passado.

Uma metáfora deste tipo de organização seria as forças armadas. Como exemplos podemos citar; igreja católica, agências governamentais, exército e sistemas de escolas públicas.

3º) Realizador-Laranja:

O estágio laranja apresenta uma nova característica. Não é mais um universo fixo governado por leis imutáveis, mas o complexo mecanismo de um relógio, no qual o funcionamento interno e as leis naturais podem ser investigados e compreendidos.

O objetivo aqui é vencer e superar à qualquer custo a concorrência. Visa apenas lucro e crescimento. Gestão centrada por objetivos financeiros.

A máquina seria uma metáfora. Como exemplos temos companhias multinacionais e escolas autônomas.

4º) Pluralista-Verde:

Este nível de consciência das organizações é altamente sensível às emoções das pessoas. Ele insiste que todas as perspectivas merecem o mesmo respeito e cuidado. Busca a justiça, igualdade, harmonia, comunidade, cooperação e consenso.

Dentro da estrutura da pirâmide clássica, foca na cultura direcionada por valores e no empoderamento para alcançar motivação dos seus colaboradores. Possui propósito claro.

A metáfora das organizações verdes seria a família. Podemos citar como exemplos; Starbucks, Patagônia e Mercur.

Agora que já conheceu os quatro estágios das organizações, consegue identificar onde sua empresa se encaixa?

Será que está preparada para o próximo nível de organizações integrais e evolutivas?

Precisamos refletir sobre o papel das empresas na sociedade.

O futuro é agora!

Até a próxima.

Bruno de Lacerda.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail