Crédito: PIXABAY

A Ocyan abre inscrições para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios internos da empresa, que atua no setor de óleo & gás. Os produtos ou serviços deverão atender questões apresentadas pelas áreas operacionais da companhia.

As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o dia 15 de maio para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site.

“O lançamento do programa foi mantido, mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, pois a Ocyan acredita que, assim, poderá contribuir para abrir novas oportunidades para pequenas empresas, que mesmo com toda a sua capacidade criativa, podem ser impactadas a partir da crise que assola a maioria dos países. Como as primeiras fases do programa são feitas de forma totalmente online, mesmo pessoas em isolamento podem iniciar a participação, explica o diretor de produção offshore da Ocyan e líder do Ocyan Waves, Rodrigo Lemos.

O Ocyan Waves Challenge chega a sua segunda edição em busca de iniciativas criativas que melhorem a operação da empresa, trazendo maior eficiência e segurança a seus colaboradores e clientes. O programa também incentiva o ecossistema de startups e contribui diretamente para a criação de uma nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no país.

O objetivo do programa é aliar a empresa à capacidade criativa das startups gerando ganhos de eficiência operacional.

“Estamos na segunda edição e aprendemos muito com a primeira. Tivemos 123 startups inscritas no ano passado e seis delas conseguiram atingir os objetivos definidos no programa e se tornaram nossas fornecedoras. Podemos dizer que o Ocyan Waves atendeu as demandas concretas da empresa, com foco na implementação de soluções que aumentem a segurança e a produtividade em atividades operacionais e de suporte”, define Rodrigo Lemos.

As startups deverão buscar soluções inovadoras para os 5 desafios selecionados pela Ocyan, sendo elas:

  • Sistema Inteligente de Gestão de Alarmes
  • Digital Twin do BOP (Subsea Blowout Preventer)
  • Análise de fluido do BOP em tempo real
  • Predição de Falhas e Gestão de mangueiras do Topdrive
  • Autoatendimento em almoxarifado

“O Ocyan Waves Challenge é uma grande oportunidade para os empreendedores realizarem um projeto piloto dentro das instalações de uma grande empresa de óleo e gás. Ao final do programa, as startups poderão tornar-se fornecedoras ou parceiras da nossa companhia, que está em um setor altamente técnico e exigente, que é o de óleo e gás. Foi um sucesso ano passado e esperamos repetir o mesmo em 2020”, destaca Rodrigo.

Para serem selecionadas, as startups precisam comprovar o desenvolvimento de, no mínimo, um produto viável e testado em pequena escala ou que esteja no mercado. É importante que os empreendedores tenham idade acima de 18 anos e disponibilidade para comparecer aos encontros, no Rio de Janeiro e Macaé, que só serão agendados presencialmente após o controle da pandemia de coronavírus.