Abertura de empresas aumenta 12,3%, aponta a Serasa Experian

27 de outubro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Freepik

São Paulo – O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em julho de 2021, foram abertos 365.788 empreendimentos no Pais. Quantidade que indica um crescimento de 12,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 325.629 novos negócios no País. De acordo com o índice, o setor de serviços foi responsável por 65,7% das empresas criadas e teve o maior aumento dentre as variações anuais dos segmentos.

 Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, um dos fatores que pode explicar a desaceleração do nascimento de empresas é a retração dos níveis de desemprego no segundo trimestre do ano. “A partir de abril, a taxa de desemprego no País começou a demonstrar leve melhora. Por isso, mesmo com o cenário ainda delicado do mercado de trabalho, que responde a diversas variáveis econômicas, os brasileiros estão reconquistando seus empregos e podendo apostar menos no empreendedorismo por necessidade”, explica

A análise por natureza jurídica revelou que a empresa individual, quando o empreendedor atua sem sócios, marcou a variação anual mais expressiva do mês, com alta de 171,0%. No entanto, de acordo com Rabi, “é preciso levar em consideração que o aumento observado significa, na verdade, uma recuperação frente ao tombo de 72,2% que esse modelo de negócio sofreu em julho de 2020”.

Ainda no ano a ano, todas as regiões brasileiras tiveram alta. O destaque ficou para o Nordeste, com crescimento de 22,6%, maior que a média geral. Em sequência estão: Sul (19,2%), Norte (10,3%), Centro-Oeste (9,5%) e Sudeste (7,7%). (Com informações da Serasa Experian)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail