Com produção de R$ 5 milhões, 31ª Casacor Minas reúne mais de 50 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo

Além de apresentar tendências e novos conceitos, evento, que contará com 40 ambientes inéditos, amplia conexões entre profissionais, indústria e público
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00

Reconhecida como uma das mais importantes mostras de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores do País, a Casacor Minas dá start em sua 31ª edição a partir deste sábado (15) no edifício sede da Puc Minas, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo o diretor executivo da mostra, Eduardo Faleiro, a produção do evento é estimada em R$ 5 milhões.

A partir da entrada, no edifício de 1941, projetado pelo italiano Raffaello Berti, até o fim do percurso, o público vai passar por 40 ambientes conectados, assinados por um time formado por mais de 50 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo.

No elenco, nomes consagrados, profissionais em ascensão e também novos talentos. “Essa é uma edição completamente diferente da anterior, com novos espaços, uma dinâmica renovada, ambientes mais generosos e projetos realmente surpreendentes assinados por um elenco de peso”, destaca Faleiro.

Colega de Eduardo Faleiro na direção da mostra, Juliana Grillo afirma que, além de lançar e confirmar os principais movimentos observados na arquitetura, no design de interiores, no paisagismo e na arte, a Casacor Minas é um espaço para network, conectando profissionais criativos, indústria e público.

“Além disso, a programação ainda reserva uma variedade inesgotável de eventos, como palestras, encontros e bate-papos, além da estrutura gastronômica criada para valorizar nossos talentos”, aponta.

Ambientes apostam em hospitalidade e valorização do lifestyle mineiro

Participante da Casacor há quatro edições, sendo a primeira em 2019, a arquiteta Carla Cruz apresenta um projeto ancorado no conceito da hospitalidade.

“A Casacor é um momento no qual conseguimos traduzir nossos projetos para os clientes, além de um novo olhar. A gente até brinca dizendo que o evento é similar a um desfile de moda, repleto de referências. Muitas vezes não conseguimos aplicá-las diretamente em um projeto, mas tentamos trazer para mostrar que é viável”, diz.

Já a arquiteta Gláucia Britto, que acumula uma década de presença na Casacor e mais de 30 anos de mercado, com um escritório no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, trouxe um trabalho inspirado no lifestyle mineiro e na atmosfera dos haras contemporâneos. O ambiente Loft Criador é marcado por materiais naturais, tons terrosos, iluminação suave e diferentes texturas.

Veja fotos de alguns dos 40 ambientes da mostra:

“É sempre muito bom participar da Casacor porque temos aqui uma liberdade criativa e de escolha”, destaca.

Além da presença em Minas Gerais, a Casacor está em outras 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, nos Estados Unidos, Bolívia, Paraguai e Peru).

A mostra estará aberta à visitação de terça-feira a domingo a partir deste sábado (15), com encerramento da temporada em 6 de outubro. Os ingressos estão disponíveis no site oficial da Casacor.

Sobre o autor

Daniel de Andrade

Repórter do Diário do Comércio. Graduado em Jornalismo pela PUC Minas, com experiência em comunicação corporativa. 2º lugar no prêmio Adep-MG de jornalismo 2026

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas