O projeto HousingPact inicia o seu segundo ciclo com a entrada de dois grandes nomes para o time de organizações realizadoras: a Fundação Tide Setúbal e Vale agora integram a rede que apoia e investe no grupo de startups focadas em transformar o padrão de habitação de populações de baixa renda através de inovação e empreendedorismo.
O objetivo do hub de inovação é fomentar a conexão entre startups que desenvolvem tecnologias para moradia e impacto socioambiental com grandes empresas que possuem interesse nesses projetos por meio de pilotos, colaboração em rede, aportes financeiros e mentorias de executivos. O programa já impactou diretamente mais de 1,7 mil pessoas, com melhorias em soluções de geração de renda, água e saneamento, energia, melhoria de moradia e métodos construtivos eficientes.
PUBLICIDADE
A adesão de grandes organizações ao HousingPact mostra a crescente preocupação das companhias em estarem alinhadas com o ESG, investimentos sustentáveis que buscam gerar impacto além do resultado financeiro. O movimento vem ganhando cada vez mais espaço em praticamente todos os setores, colocando questões que, antes, eram negligenciadas, como destaque.
Segundo a superintendente da Fundação Tide Setubal, Mariana Almeida, estar comprometido com o ESG é poder trabalhar além das metas e objetivos financeiros da organização e, literalmente, mudar vidas através de green thinking, governança e impacto social.
“A Fundação ajuda o poder público e as empresas a encontrar mecanismos de ação que garantam o impacto social. Para nós, esse impacto acontece com ações de longo prazo que promovem sinergia entre diferentes atores e setores, de modo que cada um possa contribuir com o que lhe cabe, mas a transformação seja efetiva”, comenta Mariana Almeida.
Para Jordanna Vogt, da equipe de Coprodutos da Vale, o interesse pelo projeto surgiu em 2020. “Assim que conhecemos os objetivos do HousingPact, vimos a oportunidade de unir o desafio Vale na destinação de coprodutos a expertise oferecida pelo hub em conectar interesses que podem beneficiar tanto organizações com investimentos ESG quanto a sociedade civil. O projeto nos permitirá a participação em soluções sustentáveis relacionadas à moradia e qualidade de vida da população de baixa renda.”
PUBLICIDADE
“Além de trazer melhorias materiais para quem necessita, este é um hub de inovação aberta que ajuda empresas a se conectarem, investirem em ESG e fomentar o crescimento de startups que tem potencial de fazer a diferença na vida das pessoas. Temos visto cada vez mais empresas aderindo à temática pelo potencial de transformação e impacto gerado. Isso é caminho sem volta”, explica João Pedro Brasileiro, CEO da Innovation Latam, plataforma responsável pela gestão do HousingPact.
Para participar da iniciativa, as empresas interessadas devem acessar o site do HousingPact e fazer o cadastro do e-mail para contato. Dessa forma, é possível ter acesso às startups com projetos ativos e selecionar aquele que se encaixa no segmento de atuação da empresa.