O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,71% na primeira prévia de março, de 0,20% no mesmo período do mês anterior, com aumento dos preços no atacado e para o consumidor.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou ontem que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve avanço de 0,90% no período, depois de registrar alta de 0,22% na primeira leitura de fevereiro. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral.
Os dados do IPA mostraram que a pressão sobre os preços de Matérias-Primas Brutas aumentou, avançando 1,25% no período, ante queda de 0,14%. Vale mencionar a contribuição dos preços de aves, soja e leite in natura para a movimentação do índice.
PUBLICIDADE
Consumidor – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, também acelerou a alta a 0,47%, contra 0,14% no período anterior. No período, o destaque partiu do grupo Alimentação, que variou positivamente 0,95%, de um avanço de 0,12% no levantamento anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 0,02% na primeira prévia de março, contra alta de 0,25% anteriormente.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos como os de aluguel de imóveis.