Localiza Fast permite consumidor alugar carro em processo 100% digital

Tecnologia permite retirada e devolução de veículos sem a presença de humanos

26 de janeiro de 2024 às 7h00

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Crédito: Pedro Vilela/Agência i7/Localiza

Fazer a reserva de um carro de aluguel, escolher cada detalhe do veículo, definir a forma de pagamento com poucos toques e retirar o veículo sem passar pelo atendimento humano em uma loja. A cena até parece um episódio do desenho animado Jetsons, mas não é. No Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, isso já é possível com a solução 100% digital para aluguel de carros da Localiza, tanto para retirada quanto para devolução.

Desde 2017, a empresa que é líder do mercado de aluguel de carros na América Latina e conta com mais de 50 mil unidades disponíveis nas suas mais de 600 agências pelo País, investe em tecnologia e inovação para melhorar a jornada e a experiência do cliente na empresa.

A novidade, que isenta qualquer contato humano e elimina as filas de espera, abre a nova fase do processo com o lançamento de um ponto totalmente autônomo para retirada de carros no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A comodidade também está prevista para chegar em breve no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em outras 125 agências, responsáveis por dois terços dos clientes da empresa, o sistema já funciona com exceção da devolução digital.

No novo modelo de serviço, o cliente utiliza o aplicativo para fazer a reserva, escolher o modelo, conferir disponibilidade, digitalizar a carteira de habilitação, autenticar a biometria por selfie, abrir contrato com a assinatura digital e escolher a forma de pagamento. A abertura do veículo também é feita com o celular usando dispositivos instalados no veículo. 

“Já temos a solução para a devolução digital criada, mas por opção estratégica preferimos escalonar a retirada digital. Em 2021 possuíamos 45 agências com o Localiza Fast (nome que foi dado ao sistema). Em 2022, passamos para 90 e fechamos 2023, com 125 unidades oferecendo o serviço”, comenta o diretor de produtos e segmentos da Localiza, Marcelo Dantas.

Processos autônomos são bem aceitos pelos clientes

O executivo comenta que a tecnologia chega no momento em que consumidores brasileiros começaram a descobrir as vantagens de alugar um carro e buscam cada vez mais processos autônomos e descomplicados que visam mais agilidade.

De acordo com ele, na Localiza a opção de autoatendimento tem conquistado um volume crescente de consumidores, a ponto de ter se tornado a escolha de um a cada seis clientes que fecham contratos onde a tecnologia está disponível. “Além disso, percebemos o aumento no índice de recorrência pelos clientes, incentivado, principalmente, pela boa experiência proporcionada pela tecnologia. Temos dados de que 90% dos usuários optam pelo sistema ao reutilizar o serviço”, comenta.

Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) mostram que todo o setor soma 1,56 milhão de veículos no Brasil. O aluguel de carros é responsável por 20% das vendas anuais de automóveis e comerciais leves no País. Um panorama que só deve aumentar em 2024. De acordo com a Abla, os principais responsáveis pelo aquecimento da demanda são os nichos de terceirização de frotas e carros por assinatura. No carro por assinatura, conforme a instituição, enquanto em 2020, havia 80 mil carros contratados por assinatura no Brasil; ano passado, até outubro, o volume já havia dobrado e somava 160 mil veículos.

Para Dantas, são as boas experiências que farão os brasileiros procurar cada vez mais os serviços tecnológicos. “A Localiza tem a ambição de alcançar a adoção da tecnologia em todas as agências. E temos percebido o encantamento dos clientes com a experiência. É muito bom a gente ser comparado com os serviços das Disney e dos Estados Unidos. Tem cliente que conta que lá não funcionou e aqui funcionou o fato do carro abrir pelo celular”, comemora.

A inovação é uma grande aliada da empresa. Dantas explica que é um importante fator para atrair e, principalmente, reter clientes. “Por isso, nossos produtos são desenvolvidos a partir da necessidade dos consumidores e para agregar mais agilidade e simplicidade a eles”, finaliza Dantas.

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