Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro poderá receber até 300 pessoas - Crédito: Divulgação

O Sistema Ocemg inaugura, hoje, o Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, localizado na avenida Carandaí, 335 – Funcionários. O novo espaço foi construído para ampliar as ações de capacitação da entidade e poderá receber até 300 pessoas simultaneamente.

O Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro supre uma demanda das cooperativas, ao mesmo tempo em que concretiza um dos objetivos do Sistema Ocemg, conforme destaca o presidente da entidade, Ronaldo Scucato.

“Iniciamos um novo ciclo e apresentamos o marco de uma gestão pautada na profissionalização e capacitação. O Centro de Treinamento é um espaço para a disseminação da cultura cooperativista que, certamente, contribuirá para a inovação e desenvolvimento do segmento cooperativista em Minas”.

Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), que é o braço de capacitação do Sistema Ocemg, são oferecidos cursos, treinamentos, workshops, palestras de orientações sobre cooperativismo, eventos setoriais voltados para a capacitação do público cooperativista e população em geral.

A entidade está atenta às demandas das cooperativas e conectada ao que existe de melhor e mais arrojado no que se refere à educação continuada, em parceria com as mais renomadas instituições nacionais e internacionais. O Sistema Ocemg dispõe de um extenso portfólio de atividades, programas e projetos que contribuem para o aperfeiçoamento dos dirigentes, cooperados e empregados das 770 cooperativas registradas na organização. Em 2018, mais de 49 mil pessoas participaram das atividades de capacitação, monitoramento e promoção social proporcionados pelo Sistema Ocemg, contribuindo diretamente para o sucesso do negócio cooperativo.

Minas Gerais – Ano após ano, o cooperativismo vem mostrando a sua força. Minas Gerais possui, hoje, 771 cooperativas. O setor registrou crescimento pelo quinto ano consecutivo e movimentou um total de R$ 53,6 bilhões – aumento de 14,9% em relação a 2017.

O cooperativismo segue com destaque na geração de empregos. O crescimento foi de 9,8% no quadro funcional, ultrapassando a marca de 43 mil pessoas empregadas. No ano passado, o segmento registrou ainda uma evolução de 9,8% no número de cooperados em Minas, o que equivale a 155 mil novos membros, contabilizando 1,74 milhão de pessoas.

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas de Minas. (Da Redação)