Startup mineira Ouvidor Digital abre escritório em Lisboa com nova marca

18 de novembro de 2021

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Paulo Acorroni, Daniel Dabes e Rafael Pacheco, sócios da startup mineira Ouvidor Digital e da WhistleOn | Crédito: Divulgação

Iniciando seu processo de internacionalização, a mineira Ouvidor Digital abre escritório em Portugal. Com vistas ao mercado europeu, a empresa assume uma nova marca no Velho Continente: WhistleOn.

Especializada em solução para canal de denúncias, a startup mineira tem como objetivo atender às empresas, com mais de 250 funcionários, da Comunidade Europeia que serão obrigadas a implantar um canal de denúncias. A empresa também comemora o aporte financeiro recente de investidores, importante para a expansão e crescimento dos negócios.

De acordo com o country manager da WhistleOn, Daniel Dabés, a oportunidade surgiu a partir da participação da startup em um programa da Apex Brasil, o StartOut Brasil.

“Fomos escolhidos para integrar uma missão a Lisboa e começamos a pesquisar o mercado europeu. Vimos uma diretiva que impõe a necessidade de implantação de um canal de denúncias em empresas a partir de 50 colaboradores. Cada país do bloco deve fazer a transposição da diretiva para o seu regime de leis nacionais, customizando o texto. O prazo é 17 de dezembro. A regra se impõe imediatamente às empresas acima de 250 colaboradores. Em dois anos, para as acima de 50 colaboradores. Percebemos aí uma grande oportunidade. Estamos começando em Portugal por conta das conexões já feitas pelo programa, a língua e a cultura. Uma vez aqui, fica mais fácil crescer no continente”, explica Dabés.

Para tanto, o executivo mudou para Portugal com o objetivo de contratar profissionais no País e comandar pessoalmente as primeiras negociações. A mudança da marca acontece para facilitar o trânsito pela Europa, que tem no inglês o idioma utilizado nas transações comerciais. No Brasil, permanece o nome Ouvidor Digital, que já está consolidado.

A plataforma surgiu em 2018 com o propósito de ajudar as organizações brasileiras a implementar uma cultura ética, capaz de resolver graves problemas como assédio moral, sexual, fraudes e casos de corrupção. A solução permite a captação de denúncias pelo WhatsApp, podendo ser usada pelas empresas para receber denúncias de forma anônima de seus funcionários, colaboradores, prestadores de serviços e pessoas ligadas à empresa. Além do WhatsApp, as delações podem ser feitas através da web ou por telefone.

A denúncia pode ser feita em um formulário simples e rápido, em qualquer um dos canais disponíveis, e encaminhada para a Comissão de Ética da empresa. Por meio do canal, o denunciante também pode anexar provas, como fotos ou vídeos. Todas as denúncias são checadas e apuradas para a tomada de decisão. A interface da solução foi idealizada por especialistas em interfaces conversacionais com ampla experiência no mercado de chatbots e de Inteligência Artificial. A conversa é conduzida de forma inteligente para extração de um relato de alta qualidade.

“Já estamos adaptados para as leis de proteção de dados da Europa e do Brasil. O fato de eu estar aqui é bem visto pelo mercado e parceiros. É um mercado tradicional, eles querem olhar nos olhos. Está sendo um processo mais acelerado do que eu esperava. Destaco, porém, que a nossa operação permanece no Brasil, em Minas. Acredito no desenvolvimento da nossa equipe em Belo Horizonte por esse intercâmbio cultural e o uso do inglês para fazer negócios”, pontua o country manager da WhistleOn.

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