Setor de alimentação fora do lar movimentou R$ 205 bilhões em 2018

12 de março de 2019 às 0h04

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Ticket médio gasto com alimentação fora do lar está na casa dos R$ 14, alta de 2% - Foto: Divulgação

O setor de alimentação fora do lar é muito importante para a economia brasileira. Em 2018, ele movimentou R$ 205 bilhões. De acordo com a pesquisa, realizada pela GS&NPD para o Instituto Foodservice Brasil (IFB) em fevereiro de 2019, o setor é altamente descentralizado no País, com cerca de 73% dele sendo representado por restaurantes que não são de redes, ou seja, há uma imensa variedade de conceitos e muitos negócios de menor tamanho.

Ainda segundo a mesma pesquisa, o foodservice passa por um momento de recuperação. Em 2018, o segmento cresceu acima do mesmo período de 2017, embora tenha enfrentado estagnação no primeiro semestre, devido a vários fatores como a greve dos caminhoneiros. Por outro lado, alguns leves sinais de recuperação podem ser observados. O ticket médio gasto com alimentação fora do lar está na casa dos R$ 14, um discreto crescimento de 2%. O tráfego também cresceu, cerca de 1%, com 14 bilhões de visitas, 120 milhões a mais do que em 2017. Outros R$ 5 bilhões foram gastos a mais no foodservice no Brasil, um aumento de 3% do setor.

“A alimentação fora do lar é sempre um dos últimos segmentos a ser impactado pela crise e um dos primeiros a se recuperar. Comer fora, comprar um doce, uma guloseima é um “luxo” que as pessoas se permitem assim que possível”, afirma a diretora-executiva da GS&Libbra, Cristina Souza.

Oportunidade – Diante da importância deste setor, a GS&Libbra realizará, em 26 de março, o Restaurant Trends, um evento para compartilhar as melhores práticas do mercado de alimentação fora do lar, com o objetivo de inspirar e ajudar as empresas e pessoas do setor, para que tracem estratégias e alavanquem seus resultados. São esperadas cerca de 120 pessoas, entre gestores, investidores, chefs, franquias, redes, indústrias, distribuidores e startups.

O Restaurant Trends fará uma preview das tendências pré-divulgadas que serão aprofundadas durante a 100ª edição da NRA Show 2019, a mais importante feira do segmento, que acontecerá em Chicago, de 18 a 21 de maio e que receberá uma delegação organizada pela GS&Libbra em correalização com o Instituto Foodservice Brasil e GS&IMR de Portugal. São esperados mais de 43 mil profissionais do foodservice nesta edição da feira, são 2.300 expositores e 950 categorias de produtos. Em 2018, estiveram presentes representantes de países como África do Sul, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Rússia, Tailândia e Turquia.

O Restaurant Trends contará com uma programação completa, com profissionais de destaque do setor, como Ricardo Garrido, sócio-fundador e diretor-geral da Cia. Tradicional de Comércio; Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos; Rafael Gentile, gerente de Compras e Logística da Bloomin’ Brands International; Ernesto Pousada, CEO da Ingredion e Nilson Gasconi, executivo de Desenvolvimento Setorial GS1 Brasil, entre outros.

“Nosso objetivo é trazer alguns dos principais nomes do foodservice brasileiro e traçar um cenário paralelo às principais tendências que veremos na NRA Show 2019, além dos recortes dos possíveis rumos no contexto do Brasil”, diz Cristina Souza.

Entre os temas abordados estão o cenário econômico e as perspectivas para o foodservice no Brasil, o comportamento do consumidor e a saudabilidade, eficiência logística, novos modelos de negócio, fazendas urbanas e rastreabilidade, a reinvenção da indústria de alimentos, aproveitamento dos ingredientes, delivery e o conceito blended foodservice identificado em operações na NRF 2019 – realizada em NYC.

Dentre os destaques teremos a presença das startups: Supermenu, que oferece plataformas para criação de aplicativos de delivery; a Dinneer, que reúne pessoas dispostas a receber em suas casas e proporcionar experiências gastronômicas; Pede Logo, que desenvolve inteligência artificial para o foodservice e a plataforma on-line de cardápios e inteligência de mercado Menyuoo.

Toda curadoria das startups foi feita por Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP e um dos maiores especialistas do mercado. Além de um pitch para que a plateia compreenda o modus operandi dessas empresas, eles participarão de um debate sobre os impactos das foodtechs no aprimoramento da gestão do foodservice sob a ótica dos jovens empreendedores. “As mudanças estão acontecendo em todos os setores e segmentos. E o foodservice não é exceção. Não dá para ignorar o papel da tecnologia na implementação de novos negócios ou impulsionamento dos antigos modelos de alimentação fora do lar. As foodtechs vieram para ficar e estão revolucionando nosso mercado”, ressalta Cristina Souza.

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