Variedades

CURTAS DC MAIS | 25/11

CURTAS DC MAIS | 25/11
Crédito: Freepik

Festival de cinema com drones

Primeiro evento latino-americano dedicado a promover e discutir a cinematografia com drones, “No Ar Drone Film Fest Brazil” chega à sua quarta edição com uma programação gratuita de três dias no Cine Santa Tereza. Mais de 50 curtas-metragens vindos de 28 países serão exibidos hoje e amanhã. O público poderá votar em seus favoritos e conhecerá os vencedores aos Prêmios do Júri na Cerimônia de Premiação, marcada para o próximo domingo. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. O festival propõe apresentar uma variedade de linguagens audiovisuais possíveis com o uso de drones. Para isso, organiza as obras em 11 categorias, que abrangem desde performances artísticas filmadas, passando por selfies em vídeo, até experimentos conceituais e abstratos que podem ser encontrados em galerias de arte.

“A casa é o corpo”

Hoje, a fotógrafa Luciana Castro lança o livro “A casa é o corpo”, durante o ato “5 faces da violência contra mulher” que marca, em Belo Horizonte, a data internacional de eliminação da violência contra a mulher. A obra reúne fotos e relatos em primeira pessoa de seis mulheres vítimas de violência doméstica. Os registros foram realizados entre julho de 2020 e março de 2021, período em que houve aumento no número de casos de agressão contra mulher dentro de casa, em todo país. O lançamento acontece na Praça Sete (rua Rio de Janeiro), a partir das 17h30, com a presença da autora e das mulheres participantes do livro, em bate-papo aberto ao público. O livro será distribuído a bibliotecas e instituições voltadas para o acolhimento da mulher e ficará disponível gratuitamente no site http://www.lucianacastro.com/a-casa-e-ocorpo/ . O livro possui registro de 39 fotografias que revelam o interior da casa e o universo de seis mulheres.

Homenagem a Erasmo Carlos

O cantor e compositor Erasmo Carlos faleceu nesta semana, aos 81 anos. O Alto-Falante, da Rede Minas, presta uma homenagem ao artista que foi um dos um dos precursores do rock nacional. Amanhã, a atração mostra a entrevista exclusiva gravada com Tremendão, exibida em maio, quando ele esteve em Belo Horizonte na turnê de lançamento do disco “O Futuro Pertence à Jovem Guarda”. O álbum foi premiado, no último dia 17, pelo Grammy Latino 2022. O programa reapresenta os melhores momentos da entrevista e mostra trechos inéditos que, só agora, são disponibilizados ao público. Tem mais homenagens a astros da música no programa. Há 31 anos morreu Freddie Mercury. O cantor, que se tornou lendário no Queen, é homenageado em resenha de Adriano Falabella, no quadro Enciclopédia do Rock. Esses são alguns dos destaques do programa Alto-Falante, que vai ao ar amanhã, às 14h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

“O som do despertador”

Pais, alunos, amigos e toda a comunidade escolar da Fundação Torino (avenida. Jornalita Djalma Andrade, 1.300, Belvedere) vão se reunir em torno do palco e de uma estrutura de artistas de primeira linha. Hoje, a partir das 16h30 acontece o “Suonerìa Fest”, um festival de música com vários talentos que prometem uma set list variada, indo do erudito, passando pelo pop internacional ao rock nacional. O evento celebra a diversidade da música e mostra a evolução dos alunos que começaram a ter contato com instrumentos musicais a partir dos dois anos de idade na Fundação. Nesta edição, participam do evento alunos a partir da 2ª Media (equivalente ao 7º ano do ensino fundamental), até a 4ª Superiore (equivalente ao 3º ano do ensino médio), nas categorias solo ou grupo. Nesta edição, o festival conta com 15 grupos inscritos para se apresentarem com expectativa de duração de três horas de show. A palavra italiana Suonerìa significa “o som do despertador”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Ondas Sonoras”

O compositor e cantor belo-horizontino Murilo Santiago, artista da Naza Music, é o convidado da próxima edição do programa “Ondas Sonoras”, apresentado por Aninha Paixão e Gedeon Antunes. Gravado no Estúdio DiCasa, do músico, arranjador e produtor Thiago Nunnes, esta edição do “Ondas Sonoras” vai apresentar uma conversa descontraída com Murilo Santiago, que recentemente lançou o single “Saber a Hora”, que tece uma analogia entre a arte do futebol e o imprevisível da vida fora das quatro linhas. Disponibilizado nas plataformas digitais o single presta uma homenagem ao Rei Pelé, que completou 82 em 23 de outubro. Um clipe da música será veiculado durante o programa, que vai trazer ainda interpretações ao vivo de outras seis composições de Murilo Santiago: os sambas “Começo, Meio e Final”, “Ancestrais”, que reverencia a Consciência Negra, o bolero “Déjà Vu” (versão em espanhol de Gladston Galliza), o fado “Entrelinhas” e o blues “Mecanicamente”. O “Ondas Sonoras” com Murilo Santiago vai ao amanhã,  às 19 horas, no Canal Universitário (NET, canal 12).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas