História de Minas

Lançado recentemente no BDMG Cultural, o livro “História Geral de Minas”, de José Maria Rabêlo, João Antônio de Paula, Fernando Correia Dias e Ricardo de Moura Faria, faz um levantamento abrangente da formação de Minas Gerais desde seus antecedentes pré-históricos, de 12 ou 13 mil anos atrás, até os dias atuais. A obra dedica um espaço especial ao século 18, em que Minas virou um dos mais importantes polos da economia mundial, graças a suas riquíssimas reservas de ouro e diamante, que financiaram a reconstrução de Lisboa destruída pelo terremoto de 1755 e contribuíram para fomentar a Revolução Industrial na Inglaterra, ponto de partida para o capitalismo moderno. O livro analisa pormenorizadamente o fenômeno do barraco e o processo da Inconfidência Mineira.

Global Mentoring

Neste sábado (9), das 9 horas às 12h30, Belo Horizonte recebe pela primeira vez o Global Mentoring Walk, a caminhada do empreendedorismo. A atividade gratuita no Parque Ecológico (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha) vai comemorar o Dia Internacional da Mulher com a proposta de unir mulheres para apoiar outras mulheres. O Global Mentoring Walk é realizado internacionalmente e gratuitamente no primeiro sábado após o Dia Internacional da Mulher. Este ano será a primeira vez que o evento será realizado em Belo Horizonte. Estão confirmadas 25 mentoras no Global Mentoring. O formato do evento é para que as mulheres participantes da caminhada tenham orientações com início, meio e fim gratuitamente durante a atividade física.

Cineclube Aranha

Para descentralizar, democratizar e multiplicar o acesso a filmes dirigidos por mulheres, o Cineclube Aranha agregará ao calendário deste ano 18 sessões, além das 10 regulares sediadas no MIS Santa Tereza (toda segunda terça-feira do mês, às 19h30). Mantendo a tradição de ocupação do espaço público, o Cineclube passará a ter sessões fixas no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), em todos os segundos sábados do mês, e realizará oito sessões extras e comentadas em quatro centros culturais da Capital: Casa de Referência da Mulher Tina Martins, Centro Cultural Zilah Spósito, Centro Cultural Lindeia/Regina e Centro Cultural Venda Nova. As sessões no Cine Humberto Mauro reprisam o filme do mês aos sábados, às 10 horas.

“Olhares Cruzados”

Diferentes cenários e monumentos que revelam a beleza e identidade cultural de Brasília e Ottawa serão apresentados na exposição “Olhares Cruzados Brasil-Canadá na Casa Fiat de Cultura”, durante a programação da 5ª edição da Festa da Francofonia, em Belo Horizonte. A mostra que foi idealizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), conta com 15 imagens da capital canadense, retratadas pelo fotógrafo brasileiro Kazuo Okubo e 15 da capital brasileira, registradas pelo fotógrafo canadense Daniel Stanford. A exposição é gratuita e estará aberta às visitações de 21 de março a 19 de maio. A partir do olhar cruzado dos dois artistas, as obras da exposição apresentam os contrastes e semelhanças entre as cores, cenários e construções das duas capitais.

“Ressaca do Mirante”

Nem todo Carnaval acaba na quarta-feira de Cinzas. Pelo menos não o Carnaval do Mirante, que agitou a folia de Belo Horizonte durante o feriado oficial e, agora, se encerra com a festa “Ressaca do Mirante”, a partir das 16h deste sábado (9). A despedida acontece em ritmo de sertanejo, com shows da dupla Henrique & Juliano e do cantor Gustavo Mioto, no Mirante Beagá, na rua Gabriela de Melo s/n, bairro Olhos d’Água. Henrique & Juliano estão entre os cantores sertanejos de maior sucesso nos últimos tempos: têm a fama de “arrastar multidões”, com média de 35 mil pessoas por shows. Os ingressos: custam de R$ 120 a R$ 160 e estão à venda no site  sympla.com/carnavaldomirante e nas lojas Chilli Beans do BH Shopping e do Pátio Savassi (taxa de 10% do valor da compra) e do Diamond Mall (isenção de taxa), das 12h às 21h.