CURTAS DC MAIS | 15/11

Dia S em Minas
Para defender o trabalho social de educação, aprimoramento de mão de obra, amparo à saúde, cultura e esporte, entre outros benefícios, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac realiza, na próxima terça-feira, o Dia S, com várias ações de mobilização em 32 cidades mineiras. Os atos públicos serão um desdobramento da campanha “Trabalho que valoriza o Brasil”, lançada em outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A iniciativa visa consolidar a atuação da Fecomércio, Sesc e Senac em todo o Brasil, incentivando a população a aderir a um abaixo-assinado em apoio às atividades do Sistema Comércio. O objetivo é coletar 1 milhão de assinaturas no Brasil. A mobilização na capital mineira será na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, às 14 horas.
Bandas e orquestras
Após um intenso ano de atividades, chegou a hora de apresentar ao público os trabalhos desenvolvidos em 2019 pelo Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras, projeto sociocultural da Orquestra Ouro Preto. A Mostra Final será realizada neste sábado (16) e domingo (17), em Ouro Preto e Mariana, respectivamente. As apresentações são gratuitas e serão realizadas nos centros históricos das cidades. No sábado, às 15 horas, a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, recebe apresentações das cinco bandas que integram a edição deste ano do projeto. Elas representam as cidades de Aimorés, Brumadinho e Mariana, e os distritos ouro-pretanos de Rodrigo Silva e Amarantina. No mesmo dia também haverá apresentação da Banda Sinfônica Vale Música, de Serra, no Espírito Santo. Já no domingo, a Banda Sinfônica Vale Música se apresenta na Praça Gomes Freire, em Mariana, às 11 horas.
Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa) é reconhecida internacionalmente e conta com cerca de 50 mil estudantes de mais de 100 países. Para que o público de Belo Horizonte possa saber mais sobre a universidade e o processo seletivo para ingressar em seus cursos, o reitor da instituição, António Cruz Serra, acompanhado de representantes da universidade, estará na Academia Mineira de Letras nesta segunda-feira (18), às 15 horas, em palestra especial. Na próxima terça-feira, no mesmo horário, representantes da equipe do reitor estarão na AML para os mesmos esclarecimentos. A entrada é gratuita, mediante inscrições no site academiamineiradeletras.org.br. A Universidade de Lisboa é uma instituição pública que oferece mais de 1500 vagas destinadas a estudantes internacionais. Essas vagas estão distribuídas pelos mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação que são oferecidos nas 18 escolas da instituição.
Colóquio sobre imagens
Como as imagens podem participar da tarefa de abertura da história? De que modo a força política das imagens – fotografia, do cinema, do audiovisual – possibilita invenções políticas? Essas são algumas das questões lançadas pela 8ª edição do Colóquio Cinema, Estética e Política, que será realizado de segunda-feira (18) a quarta-feira (20) no Conservatório Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na avenida. Afonso Pena, 1.534, Centro. O evento convida uma rede de pesquisadores, ativistas, artistas e toda comunidade para refletir em torno do tema “Imagens para adiar o fim do mundo”, com inspiração na provocação de Ailton Krenak no livro “Ideias para adiar o fim do mundo.” As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.coloquio.poeticasdaexperiencia.org/inscricoes-2019/.
Poder dos contos
Sempre que se fala de contos, seja de fadas, ou em geral, há o pensamento de entreter e divertir as crianças. Porém, essas histórias são mais que um instrumento de diversão, elas são capazes de auxiliar no desenvolvimento humano e a prova disso é a obra “Contos que curam” (Ed. Literare Books International). O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de 24 especialistas, com coordenação editorial é de Claudine Bernardes e Flávia Gama e, dentre as autoras, cinco são de Belo Horizonte, sendo elas, Ananda Sette, Flávia Gama, Lourdes Machado, Helena Lobo e Priscila Dutra. O lançamento será realizado na próxima quarta-feira, às 19h30, na rua Conde de Linhares, 1.051, Luxemburgo, com entrada gratuita.
Ouça a rádio de Minas