Negócios

Cenibra investe em modernização para aumentar eficiência na produção de celulose

Iniciativa visa aprimorar o sistema de lavagem e substituir os difusores pelas prensas, o que permitirá um futuro aumento na produção da linha de fibras
Cenibra investe em modernização para aumentar eficiência na produção de celulose
Projeto de modernização teve início em janeiro de 2023 e tem previsão de conclusão em fevereiro de 2024 | Crédito: Cenibra/Divulgação

A Celulose Nipo-Brasileira S.A (Cenibra) segue com seu robusto programa de investimento na modernização da unidade industrial de Belo Oriente, no Vale do Aço. A Valmet, fornecedora líder de tecnologia para o setor, acaba de ser selecionada para realizar a modernização da linha de fibras da unidade. Além da modernização do sistema de lavagem, a substituição dos difusores pelas prensas permitirá um futuro aumento na produção da linha de fibras.

A modernização da planta de Linha de Fibras utilizará a mais avançada tecnologia disponível no mercado, com o fornecimento e instalação da prensa Valmet TwinRoll, que substituirá os atuais difusores atmosféricos, como parte do processo de modernização da Linha 1. Essa alteração trará benefícios significativos, melhorando o desempenho do estágio de deslignificação, reduzindo o consumo de produtos químicos no branqueamento e diminuindo as perdas alcalinas na lavagem marrom.

“Ao oferecer nossa tecnologia de ponta à Cenibra, estamos muito satisfeitos em contribuir para a melhoria da eficiência e a redução dos custos da empresa, tornando-a ainda mais competitiva no mercado global”, afirmou o gerente de Vendas de Celulose e Energia, Tecnologias de Processamento de Fibras da Valmet América do Sul, Felippe Rosa.

Comprometimento e alta competitividade

Com o fornecimento das prensas Valmet TwinRoll, conhecidas por sua facilidade de manutenção, baixo consumo de energia e alta disponibilidade, a Cenibra poderá impulsionar sua eficiência operacional, aumentar a produção e reduzir custos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Essa modernização, no entanto, reforça o compromisso da empresa em adotar tecnologias avançadas para se manter competitiva em um mercado global cada vez mais desafiador. Segundo Felippe Rosa, o projeto de modernização teve início em janeiro de 2023 e tem previsão de conclusão em fevereiro de 2024.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas