Começa na capital mineira a CASACOR Minas

Edifício histórico da PUC Minas Lourdes é novamente sede da mostra em BH
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Começa na capital mineira a CASACOR Minas
Detalhes do projeto de iluminação da fachada e paisagismo foram assinados pela Atiaia Lighting Design em parceria com a Interlight | Foto: Divulgação Bárbara Dutra

Já está aberta ao público a 31ª edição da CASACOR Minas. Ocupando, por mais uma vez, o edifício-sede da PUC Minas Lourdes, o prédio de 1941, projetado pelo italiano Raffaello Berti, conta com 40 ambientes, assinados por um time formado por 54 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo. No elenco, nomes consagrados, profissionais em franca ascensão, além de novos talentos do segmento.

“Essa é uma edição completamente diferente da anterior, com novos espaços, uma dinâmica renovada, ambientes mais generosos e projetos realmente surpreendentes assinados por um elenco de peso”, destaca o diretor, Eduardo Faleiro.

Durante o percurso, o público irá encontrar uma série de ambientes, desenvolvidos a partir de diferentes interpretações do tema “Mente e Coração”.

Os primeiros ambientes

Ao chegar, o visitante poderá conferir de perto os detalhes do projeto de iluminação da fachada e paisagismo, assinado pela equipe da Atiaîa Lighting Design em parceria com a Interlight. O projeto valoriza a arquitetura em estilo Art Déco do edifício, destacando sua volumetria. Logo na entrada, Paralaxe, da Greco Design, causa impacto, com seus espelhos, que fazem uma alusão ao excesso de imagens dos tempos atuais.

Paralaxe
Logo na entrada, Paralaxe, da Greco Design, causa impacto com seus espelhos, que fazem alusão ao excesso de imagens dos tempos atuais | Foto: Divulgação Jomar Bragança

A Bilheteria e o Lobby são assinados por Maycon Altera. Pensado como um lobby de hotel, o espaço é aconchegante e impactante. Os vários tons de verde agregam frescor e acolhimento ao visitante.

Lobby e Bilheteria
Maycon Altera é o nome responsável pelo Lobby e Bilheteria, espaço aconchegante e impactante | Foto: Divulgação Jomar Bragança

Inspirado pela atmosfera acolhedora das salas de convivência dos anos 1970, o Canvas, do Estúdio Sala surpreende pelas soluções disruptivas com foco na permanência. A ideia dos arquitetos Carla Cruz e Phil Pinheiro é ressignificar a relação entre arquitetura, design e hospitalidade. Por isso, cozinha, estar, spa e listeningroomse integram, compondo uma única experiência.

Canvas - Estúdio Sala
Canvas – Estúdio Sala é inspirado na atmosfera acolhedora das salas de convivência dos anos 70 com conceitos dos arquitetos Carla Cruz e Phil Pinheiro | Foto: Divulgação Estúdio Sala

Já o escritório Silvia Carvalho Arquitetura, responsável pelo Living Franccino Safra 25 apresenta um espaço planejado para ser descoberto em camadas, incluindo hall, lounge, jantar e estar que se conectam em composição fluida.

Living Franccino Safra 25
Living Franccino Safra 25 traz espaço planejado por Silvia Carvalho Arquitetura | Foto: Divulgação Cecília Neves

Esta edição também marca o retorno de Myrna Porcaro ao elenco CASACOR Minas após um hiato de 15 anos. Ela preparou o Living e Jardim de Inverno, um ambiente planejado como um oásis de bem-estar, incluindo muita arte e a presença do verde.

Diálogo com a arte

A Galeria CASACOR Minas tem projeto da ESC Arquitetura. Integrada ao ambiente assinado para o Cria Café, a galeria irá abrigar uma série de exposições temporárias ao longo da programação.

Galeria CASACOR Minas
Galeria CASACOR Minas vai abrigar série de exposições temporárias ao longo da programação e tem projeto da ESC Arquitetura | Foto: Divulgação Studio Tertúlia

A ArtWish inaugura o espaço com “Do Ordinário ao Extraordinário”, exposição que propõe reflexões sobre questões sociais eambientais. A coletiva reúne trabalhos do artista Petchó Silveira e do Pirilampos do Planeta, projeto desenvolvido por Flávio Carvalho e Lula Duffrayer. A curadoria é assinada por Luana Caldeira.

CASACOR Minas Gerais

Data: 15 de agosto a 6 de outubro
Local: PUC Minas Lourdes – Rua da Bahia, 2.020 – Lourdes – Belo Horizonte
Ingressos na bilheteria da mostra ou pelo site oficial

Sobre o autor

Diário do Comércio

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas