Seapa lança plataforma para capacitar produtor rural

20 de outubro de 2021 às 0h30

img
Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou a Plataforma de Ensino a Distância (EaD) Semear. A Plataforma Semear é considerada uma importante ferramenta para a capacitação e atualização de toda a cadeia produtiva do agronegócio de Minas Gerais.

Através dela, será possível acessar cursos, vídeos e diversos conteúdos técnicos e de pesquisas desenvolvidas pelas instituições vinculadas à Seapa. O lançamento ocorreu ontem durante o evento de comemoração dos 130 anos da secretaria.

A Plataforma Semear foi desenvolvida pela Seapa em conjunto com as empresas vinculadas Emater-MG, Epamig e IMA. A ferramenta será utilizada para preparar produtores rurais, empresários e agentes públicos municipais e estaduais. Através dela também serão ministrados cursos ao vivo, gravados e híbridos.

“Na plataforma teremos todas as informações que são geradas pelo sistema de agricultura, com vídeos produzidos pela Epamig, Emater, capacitações e treinamentos do IMA. Toda esta grande bagagem de produção de conteúdo que já é feita na Seapa estará concentrada em uma única plataforma, a Semear”, explicou a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. 

As inscrições para os cursos técnicos, sobre inovação tecnológica e sobre políticas públicas, serão abertas no dia 3 de novembro. Segundo a Seapa, algumas capacitações disponíveis na plataforma serão gratuitas, com a possibilidade de certificação ao fim da formação. Outras serão pagas. A variedade de assuntos disponibilizados é ampla e supera mais de 50 arquivos para leitura e 50 videoaulas. 

Segundo os dados divulgados pela Seapa, todos os materiais da biblioteca e videoteca são de acesso livre para o público em geral sem necessidade de cadastro prévio. Há cartilhas, artigos, seminários, entrevistas e outras publicações, com temas que vão desde o controle de pragas e doenças nas plantações e rebanhos, passando por legislações específicas de cada cultivo ou cultura, até a organização de diferentes mercados e o planejamento da produção para consumo familiar, dentre outros.

A criação da plataforma é mais uma iniciativa da Seapa para auxiliar toda a cadeia produtiva do agronegócio de Minas, como vem sendo feito pelo órgão desde a sua criação, em 16 de outubro de 1891.

Durante o evento de lançamento da Semear e da comemoração dos 130 anos da Seapa, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância do agronegócio e da Seapa e vinculadas para o desenvolvimento do Estado.

“Em meus 30 anos rodando o Estado, pude ver em algumas regiões mais propícias à agricultura como as coisas aconteceram graças ao trabalho da Seapa e de todas as instituições e pessoas envolvidas. Vi cidades pequenas multiplicarem de tamanho em pouco tempo, gerando empregos, desenvolvimento e um melhor bem-estar para a população. E fico surpreso com o potencial que ainda temos. É muito gratificante presenciar este momento tão importante, que é a celebração desses 130 anos da Seapa”, disse.

Zema ressaltou ainda que o governo vem trabalhando para valorizar e estimular a produção, não somente em volume, mas também em qualidade. “Temos trabalhado muito para valorizar aquilo que Minas produz. Precisamos dos milhões de sacas de café e dos bilhões de litros de leite produzidos, mas precisamos também de qualidade e sustentabilidade. A qualidade associada à quantidade é o que transformará Minas, mais ainda, em um Estado de referência na produção agrícola”.

Homenagens

Durante o evento, foram prestadas várias homenagens às pessoas que contribuíram para a evolução do agronegócio em Minas, representantes do setor produtivo, funcionária da casa com maior tempo de serviço e também aos ex-secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado. Entre os ex-secretários, destaca-se o ex-ministro Alysson Paolinelli, que é considerado responsável pela produção no Cerrado.

Alysson Paolinelli, que este ano foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, ressaltou que Minas Gerais foi berço de inovações, tecnologias e serviços que permitiram a produção agrícola no Cerrado, sendo exemplo para todo o País e o mundo. 

“Nasceu daqui de Minas as experiências de uma administração integrada, que foi exemplo e modelo para o Brasil. Vejo o Brasil como uma grande solução para a segurança alimentar no mundo. Quero chamar a atenção para a importância de Minas para a agricultura. O Estado é uma síntese do Brasil, onde encontramos os seis biomas, que precisam ser protegidos, mas precisam também ser inteligentemente utilizados”.   

Ele destacou ainda que o Estado tem muito potencial na revolução agrícola que virá, com o uso de bioinsumos, considerados, hoje, como fundamentais para reduzir a dependência de produtos importados e o uso de químicos na produção. 

“Tenho a esperança de que o País revigore a busca de suas grandes oportunidades. A biotecnologia está batendo na nossa porta. Por sermos um país tropical, temos a única biologia estável do mundo, mais do que isso, esse grandioso continente é o maior repositório de toda a riqueza biológica do mundo. Precisamos olhar para a biotecnologia como a solução e a independência da agricultura brasileira das tradições do passado que nos prendem aos produtos químicos”, destacou Paolinelli.  

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail