Cemig avalia estruturas para venda de fatia na transmissora Taesa

26 de março de 2021 às 20h38

img
Créidito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

São Paulo – A estatal mineira Cemig informou que iniciou processo para avaliar a venda de sua participação na transmissora de energia elétrica Taesa, onde é um dos acionistas controladores.

“A Cemig informa que o processo se encontra em fase de identificação e avaliação pela diretoria da companhia, com o auxílio de assessores especializados, das alternativas disponíveis para a realização do desinvestimento”, disse a companhia em comunicado na noite desta sexta-feira.

O modelo e a estrutura do potencial negócio serão submetidos à apreciação do conselho de administração quando forem finalizadas, acrescentou a elétrica, sem projetar quando isso poderia ocorrer.

A Cemig possui 21,7% das ações da Taesa e controla a companhia em conjunto com a ISA Brasil, do grupo colombiano Isa, que tem uma fatia de 14,9%.

Com ações negociadas na bolsa paulista B3, a Taesa tem atualmente um valor de mercado de cerca de 12,7 bilhões de reais, segundo informações do Refinitiv Eikon.

O anúncio sobre a possível venda da fatia na transmissora vem após executivos da Cemig terem afirmado ainda em setembro do ano passado que a companhia poderia avaliar a negociação do ativo caso recebesse “propostas irrecusáveis”.

Embora a Cemig tenha um plano de desinvestimentos em vigor há anos, que já levou à venda de negócios como toda a participação na elétrica fluminense Light, as ações da Taesa inicialmente não faziam parte do programa.

A transmissora de energia controlada por Cemig e Isa fechou 2020 com lucro líquido de 2,26 bilhões de reais, pouco mais que o dobro do resultado de 1,1 bilhão em 2019, segundo balanço divulgado no início do mês. (Reuters)

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail