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Porto-seco de Coronel Fabriciano terá investimentos de até R$ 30 mi

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  • Por Ana Carolina Dias Schenk
  • Em 13 de fevereiro de 2020 às 00:18
Coronel Fabriciano pode receber um porto-seco com investimentos de até R$ 30 mi
Projeto no Vale do Aço foi selecionado no Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais -

O município de Coronel Fabriciano, localizado no Vale do Aço, deu um novo passo para a implantação do porto-seco. A Plataforma Multimodal, que será instalada na área destinada ao Distrito Industrial II, está entre as estratégias selecionadas para o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF).

O levantamento e análise preliminar dos principais projetos que serão priorizados na implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas foram apresentados na última terça-feira durante evento realizado na capital mineira.

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O projeto do porto-seco, que está em segundo lugar entre as 60 propostas apresentadas para o governo estadual, tem custo estimado entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões, como medidas compensatórias e mitigatórias aos impactos decorrentes da presença da ferrovia Vitória-Minas na cidade. O valor global contempla ainda construção de muro de vedação, passarelas e instalação de cancelas ao longo da ferrovia no trecho urbano.

Pleiteado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, o estudo também já foi apresentado em audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em 2018, para debater a prorrogação da concessão da estrada de ferro à Vale.

Para o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, o município tem grandes chances de assegurar os investimentos necessários e viabilizar a Plataforma Multimodal nos próximos anos.

“Ficamos felizes que nosso projeto foi acatado, ele significa transformar a realidade econômica do município. O grande desafio agora é trabalhar para materializar essa iniciativa”, afirma.

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De acordo com o prefeito, a proposta é a única nesta modalidade no eixo Vitória-Minas, com importância estratégica para o Vale do Aço, um dos principais polos siderúrgicos do País e, portanto, de grande relevância econômica no Estado.

Com prazo máximo para acontecer até 2030 e expectativa de ser realizado já em 2021, o terminal está apto para ser instalado e, segundo Marcos Vinícius, a prefeitura depende agora da liberação da linha férrea.

Distrito Industrial II – O porto-seco será instalado na área destinada ao Distrito Industrial II, localizado estrategicamente com acesso à BR-381 e próximo a siderúrgicas como Aperam.

Com aproximadamente 100 mil m², o projeto do novo distrito prevê capacidade para instalação de até 200 empresas e já está em negociações avançadas.

“Os projetos para o novo distrito industrial já foram liberados e inclusive temos empresas de grande porte que já adquiriram espaço nesse local e com certeza vão impactar na questão da mineração no Vale do Aço”, disse o prefeito.

  • Tags: Coronel Fabriciano, Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), Plataforma Multimodal, porto-seco, q, vale do aço
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