Defasagem no valor do frete atingiu 13,9% no ano passado

19 de fevereiro de 2021 às 0h15

img
Crédito: Alisson J. Silva

São Paulo – A defasagem do valor frete no setor de transportes rodoviários de cargas do Brasil terminou 2020 em 13,9%, mesmo patamar que era verificado no início do ciclo, em meio à pressão advinda principalmente dos custos com veículos e descontos dados durante a pandemia, disse a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

As despesas só não foram maiores porque o diesel, que representa 50% dos custos de um caminhão bitrem, apresentou ligeira queda na comparação anual.

Segundo levantamento da associação, as empresas do setor promoveram reajuste médio negativo de 1% no valor do frete ao longo no ano passado, durante o qual a economia brasileira foi fortemente afetada pela pandemia de coronavírus.

Embora a maior parte das companhias pesquisadas (41,4%) tenha mantido estável o valor do frete em 2020, 30,8% delas concederam um desconto médio de 7,9%, justificando o resultado. Uma minoria (27,8%) reajustou o frete para cima, com alta média de 5,3%, de acordo com a NTC&Logística.

Ainda assim, o dado representa uma alteração de panorama frente ao primeiro semestre de 2020, quando mais da metade das empresas dizia conceder descontos face ao impacto da pandemia, o que resultava em um reajuste negativo de 4,7% à época.

Os custos do transporte rodoviário, segundo a associação, aumentaram no ano passado, diante da inflação elevada, apesar de uma pressão menor dos combustíveis e mão de obra, que compõem juntos quase metade das planilhas de custos operacionais.

O Índice Nacional do Custo de Transporte de Carga (INCT) para as cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, apurou alta de 9,43% no ano, enquanto o INCT para cargas lotação – que ocupam toda a capacidade do veículo – subiu 7,15%.

Os custos com o veículo – que envolvem depreciação, remuneração, IPVA, seguro do casco e manutenção – subiram 9,5%, enquanto o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que influencia os aluguéis pelo setor, avançou 21,1% no ano.

Em relação aos custos com mão de obra, a NTC&Logística apurou uma estabilidade em 2020, apoiada por uma flexibilização do dissídio salarial, enquanto os gastos com combustíveis acumularam baixa de 2,8%.

Apesar disso, o valor do diesel mantém viés de alta desde maio, quando atingiu as mínimas do ano, e já se aproxima de patamares pré-pandemia. Conforme os números da associação, o litro do diesel atinge atualmente R$ 3,778 por litro, apenas 1,15% abaixo do patamar de dezembro de 2019 e bem distante da mínima de R$ 3,106 /litro verificada em maio do ano passado.

Com isso, as expectativas da NTC&Logística são de que diesel e mão de obra pressionem mais os custos do setor em 2021, segundo o assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia, responsável pela pesquisa.

“A expectativa é que o diesel continue subindo. E outro problema que vai pressionar o custo neste ano é o dissídio salarial – que a gente praticamente não teve no ano passado, um sindicato ou outro só que teve reajuste, e aí a gente tem um acumulado de dois anos”, disse ele à Reuters.

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, afirmou esperar que o governo reveja os preços dos combustíveis, destacando que seria importante o setor trabalhar com cenário mais previsível.

Para o futuro, 49% das empresas consultadas na pesquisa da NTC&Logística acreditam que o valor do frete seguirá estável, patamar semelhante ao visto no levantamento do primeiro semestre de 2020.

Além disso, 31% das companhias veem uma melhora no valor, ante 20% na pesquisa anterior, enquanto 20% delas estimam piora, versus 32% em agosto. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail