Engenharia de sistemas prediais tem cenário positivo

6 de julho de 2022 às 0h28

img
Freitas Jorge tem projeções otimistas para os próximos anos | Crédito: Divulgação / Abrasip

Acompanhando o desempenho positivo da construção civil, que no primeiro trimestre cresceu 9,1% em Minas Gerais, o mercado de engenharia de sistemas prediais está avançando e as expectativas são positivas para os próximos anos. O desempenho positivo do setor é atribuído ao aquecimento do setor da construção, principalmente pelo mercado imobiliário, que segue com vários lançamentos.

De acordo com o  presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais em Minas Gerais (Abrasip-MG), Carlos Alexandre de Freitas Jorge, da empresa Lumens Engenharia, o momento atual é marcado por um aquecimento da economia e da atividade. O setor é impulsionado, especialmente, pelo mercado imobiliário.

“O mercado imobiliário segue com muitos lançamentos. A construção como um todo está passando por um período de crescimento e isso gera demanda para o nosso setor”.

Freitas explica que além dos lançamentos de prédios tradicionais, voltados para residências e comércio, no Estado também está avançando a construção de bairros- cidades, que concentram vários serviços e demandam mais profissionais. 

“Além dos lançamentos de edifícios residenciais, comerciais e de shoppings, em Minas, estamos vendo o que já acontece em outros estados, que são os lançamentos de megas condomínios imobiliários, construção de bairros-cidades com várias torres, hospitais, residências e comércio. São projetos mais complexos e que exigem bastantes profissionais do setor”.

Com a demanda aquecida e tendência de manutenção do mercado em alta para os próximos anos, a busca por profissionais é grande.

“O nosso mercado tem uma demanda aquecida e, por isso,  muitas oportunidades de trabalho para quem atua no setor. Os bons profissionais que investiram em conhecimentos, boas ferramentas de trabalho e treinamento estão colhendo bons resultados. O momento é de realização dos investimentos profissionais”.

De acordo com Freitas, o setor de engenharia de sistemas prediais é muito grande e abrangente, com um volume grande de profissionais autônomos, por isso, é difícil elaborar estatística considerando todo o setor. Assim, o crescimento segue os indicadores da construção civil.

“Seguimos os indicadores da construção civil em termos de volumes de contratos e de quantidade de trabalho. O reflexo do setor da construção é direto na engenharia de sistemas prediais, sejam as empresas de grande, médio ou pequeno porte”.

Desafios

Dentre os desafios enfrentados pelo setor estão a necessidade permanente das empresas e dos profissionais em se manterem atualizados no que se refere a novas ferramentas e tecnologias.

Outros desafios, segundo Freitas, são a formação de mão de obra e a atração de novos profissionais no mercado. “A engenharia compete com novas profissões como youtubers, influencers, o que torna a engenharia menos atrativa”.

Para os próximos anos, a tendência é de manutenção do crescimento do setor. 

“Nosso segmento é diretamente afetado pelo crescimento da economia. Como já estamos com dois anos de números positivos na economia, com a alta do PIB se mantendo, um dos primeiros setores a crescer é o de engenharia de projetos. Estamos em um momento positivo e acredito que deve permanecer nos próximos anos”.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail