França lança comissão para ampliar cooperação com o Brasil no setor de minerais críticos
A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) lançará, no dia 26 de agosto, durante a Exposibram 2026, em Belo Horizonte, uma comissão voltada à cooperação entre Brasil e França no setor mineral. A proposta é reunir empresas, representantes do poder público, investidores, universidades e centros de pesquisa para desenvolver projetos relacionados aos minerais críticos e à transição energética.
A iniciativa chega em um momento de aumento da demanda global por minerais críticos, utilizados na produção de baterias, veículos elétricos, semicondutores, equipamentos de defesa e outras tecnologias. O avanço dessas cadeias produtivas tem levado governos e empresas a ampliar estratégias de cooperação internacional e de diversificação do fornecimento dessas matérias-primas.
Cooperação entre Brasil e França
O lançamento da comissão ocorrerá durante a Exposibram 2026, aproveitando a presença de autoridades, executivos e especialistas do setor mineral dos dois países. Entre os convidados internacionais estão representantes do Ministério da Economia da França, do Ministério das Relações Exteriores francês, da Embaixada da França no Brasil, do Consulado Geral da França, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), da Business France e do BRGM (Serviço Geológico Francês), além de executivos de empresas e fundos de investimento ligados aos minerais críticos e à transição energética.
Também participarão representantes de governos estaduais, entidades empresariais, instituições de pesquisa e organizações do setor mineral brasileiro. Segundo a presidente da Câmara de Comércio França-Brasil em Minas Gerais, Alessandra Sampaio, a comissão foi criada para ampliar a cooperação entre empresas e instituições dos dois países e incentivar projetos voltados à mineração.
“A criação da Comissão de Mineração representa um passo importante para fortalecer a relação entre França e Brasil em um dos setores mais estratégicos da economia mundial. O Brasil possui enorme potencial mineral e a França reúne reconhecida expertise em inovação, sustentabilidade e minerais críticos. Nosso objetivo é criar um ambiente permanente de diálogo e cooperação que gere oportunidades concretas para empresas, instituições e governos dos dois países”.
Agenda de trabalho
A comissão será presidida pelo especialista em mineração e managing partner da DNA Blast Group, Philippe Dozolme. A agenda de atuação inclui temas como minerais críticos e terras raras, mineração sustentável, inovação tecnológica, infraestrutura, critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e segurança de barragens.
Para Dozolme, a expansão da demanda por minerais críticos abre espaço para ampliar a cooperação entre Brasil e França. “Vivemos um momento de profunda transformação da indústria mineral. A demanda por minerais críticos e terras raras cresce em todo o mundo impulsionada pela transição energética, pela digitalização e pela busca por maior segurança das cadeias globais de suprimentos. A Comissão nasce justamente para aproximar competências francesas e brasileiras e contribuir para que essa cooperação resulte em inovação, desenvolvimento sustentável e novos negócios”.
A primeira atividade prevista será o workshop executivo “Minerais Críticos, Terras Raras e a Nova Geopolítica Industrial”, que reunirá especialistas brasileiros e franceses para discutir a segurança das cadeias globais de suprimentos, a transição energética e oportunidades de cooperação entre os dois países.
Ouça a rádio de Minas