Governo deve incentivar usinas termelétricas a gás

30 de abril de 2019 às 0h05

img
Foto: Manu Dias/Agecom

Brasília – O programa do governo do presidente Jair Bolsonaro para incentivar a indústria de gás natural no Brasil deve incluir mudanças em regras de leilões para contratação de novas usinas de energia elétrica, de forma a facilitar a viabilização de novas termelétricas movidas pelo insumo, disse ontem o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Em evento em Brasília sobre o programa, que vem sendo chamado no governo de “Novo Mercado de Gás Natural”, o ministro disse que a integração do combustível com os setores elétrico e industrial será um dos eixos estruturantes da iniciativa.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem apresentado o programa para o gás como um conjunto de medidas que poderia gerar “um choque de energia barata” para a indústria.

Ontem, o ministro de Minas e Energia afirmou que o programa envolverá “aperfeiçoar os leilões de energia para absorver oportunidades de oferta de gás a preços mais competitivos, de forma que a indústria se beneficie de novas ofertas ancoradas na demanda termelétrica.” O ministro, no entanto, não detalhou as medidas que poderão ser tomadas nos leilões.

“Tal medida, aliada à harmonização das legislações estadual e federal, tem potencial de impactar de forma significativa a atividade industrial, com aquecimento de investimentos em siderurgia, produção de fertilizantes, petroquímica, cerâmica, dentre outras áreas”, acrescentou Albuquerque.

Ele afirmou que o sistema elétrico deverá contar com uma expansão de cerca de 5 mil megawatts na capacidade termelétrica a gás até 2027, saindo de cerca de 13 mil megawatts atualmente, conforme previsto no Plano Decenal de Energia 2027 (PDE 2027).

Haveria ainda espaço para térmicas a gás serem utilizadas para complementação de potência no sistema elétrico, devido à variabilidade da produção de usinas solares e eólicas. O PDE aponta que o sistema precisará de cerca de 13 mil megawatts em tecnologias para essa complementação até 2027.

O ministro disse ainda que as medidas para o gás natural visam a promover a livre concorrência no setor, ao incentivar a participação de novos agentes, e aperfeiçoar regulamentações estaduais sobre o tema, além de buscarem maior alinhamento entre as regras estaduais e federais.

Consumo – De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o consumo médio de gás natural no Brasil em fevereiro somou 68 milhões de metros cúbicos/dia, alta de 21,6% em relação a janeiro e avanço de 12,4% frente a fevereiro de 2018.

Houve alta no consumo em fevereiro em praticamente todos os segmentos na comparação com janeiro, com destaque para a indústria (4,82%), o Gás Natural Veicular (GNV) (5,04%) e a geração elétrica (54,48%), segundo a Abegás.

Já o número de clientes que consomem gás natural chegou a 3,512 milhões, de acordo com a quantidade de medidores nas indústrias, comércios e residências e outros pontos de consumo. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail