Idosos são única faixa etária com crescimento em consumo no Brasil

1 de outubro de 2019 às 0h10

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Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 1º de outubro
marca o Dia Internacional do Idoso, faixa etária que vem crescendo em
quantidade e também oportunidade de mercado no Brasil.

Entre julho de 2017 e 2019, o país ganhou 1,2 milhão de novos lares com mais de 65 anos, segundo a multinacional de painéis de consumo Kantar. Do total de 9,4 milhões de lares
maduros brasileiros, 64% têm entre uma e duas pessoas, 86% não têm crianças de
até 12 anos e 38% têm carro. Além de menores, estas famílias têm uma renda
média domiciliar mensal 9% maior do que o restante da população.

Neste cenário, os novos sêniores são um mercado com grande potencial de
crescimento no futuro próximo.

Apesar de todas as faixas etárias terem reduzido a frequência de compra de bens de consumo massivo nos últimos anos, atualmente, os idosos são o único público alvo que apresenta crescimento em unidades (+2,1%), volume comprado (+0,6%) e valor
desembolsado (+5,3%) nos últimos 12 meses terminados em julho deste ano.

Os lares maduros apresentam ainda índices positivos e gastam mais na compra de
todas as categorias em comparação com a média geral da população,
especialmente em higiene e beleza (+6,3%), bebidas (+7,3%) e commodities
(+4,6%).

“Entre as pessoas maduras, 90% têm telefone celular, 45% acessam internet e
11% trabalham fora. Elas não se enxergam mais como idosas, por isso buscam
produtos específicos e qualidade de vida”, analisa Giovanna Fischer,
diretora de marketing e insights da Kantar.

Entre as categorias, destaque para o azeite, produto que mais conquistou
lares acima dos 65 anos no intervalo de julho de 2017 e o mesmo mês deste
ano. O produto ganhou 6,9 pontos de penetração e conquistou 651 novos
domicílios dessa faixa etária, seguido por escova dental, leite fermentado,
cereal matinal e inseticida.

Enquanto donas de casa mais jovens de até 34 anos aumentaram o consumo dentro do lar de leite fermentado, petit suisse, leite em pó, água de coco e batata congelada, nesta ordem, maioria dos produtos relacionada ao consumo infantil.

Com uma frequência de visita aos pontos de venda 7% maior, as donas de casa
da terceira idade elegem as lojas de proximidade e conveniência como
prioridade, destacando-se farmácias e supermercados independentes.

Além deles, o atacarejo também vem conquistando espaço entre este target. Entre
julho de 2018 e o mesmo mês de 2019, o canal ganhou 669 mil novos lares
maduros como compradores.

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