Moody’s corta rating global da Vale e retira grau de investimento

1 de março de 2019 às 0h05

img
Crédito: Brendan Mcdermid

São Paulo/ Rio de Janeiro – A agência de classificação Moody’s cortou ontem o rating global atribuído à mineradora Vale de “Baa3” para “Ba1”, com perspectiva negativa, e retirou o grau de investimento da companhia, após o rompimento mortal de uma de suas barragens em Brumadinho em janeiro.

O rebaixamento pode aumentar os custos de financiamento da Vale, diante da elevação dos riscos de crédito após o colapso da barragem. A agência citou “consideráveis incertezas associadas ao impacto total e implicações de longo prazo deste desastre social e ambiental sobre o perfil de crédito da Vale como um todo”.

A Moody’s pontuou também que a mineradora agora está significativamente exposta a litígios e passivos financeiros que provavelmente persistirão pelos próximos anos.

“Embora a posição financeira robusta da Vale ofereça uma grande folga em relação aos potenciais impactos financeiros, o acidente eleva as preocupações dos pontos de vista social e de governança corporativa, uma vez que ocorreu um pouco mais de três anos após o colapso da barragem da Samarco”, afirmou.

Maior produtora global de minério de ferro, a Vale havia conquistado o rating anterior, último grau de investimento na escala da agência, em julho de 2018, quando a Moody’s apontou melhoria dos indicadores de crédito da companhia, apoiada pelo melhor perfil de produção e redução de dívidas.

O colapso da barragem de Brumadinho, com mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos do beneficiamento de minério de ferro, liberou uma onda de lama que soterrou refeitório e área administrativa da Vale, com centenas de trabalhadores. A lama atingiu ainda rios, mata e comunidades da região.

O desastre socioambiental deixou mais de 300 vítimas, entre mortos ou desaparecidos.

Dúvidas – A agência ponderou que a “Vale demonstrou amplo esforço para oferecer assistência humanitária e auxílio financeiro emergencial aos afetados, bem como para reforçar o monitoramento e inspeção das barragens”. Porém, ressaltou que ainda não está clara a extensão total dos custos, reivindicações judiciais e litígios, bem como o impacto do acidente na reputação da Vale e no seu resultado operacional e financeiro.

A perspectiva negativa, segundo a Moody’s, incorpora as incertezas acerca do montante e do prazo dos futuros desembolsos de caixa relacionados ao acidente. Além disso, também reflete os riscos das investigações em andamento sobre as causas e responsabilidades do acidente.

A agência destacou ainda que os ratings Ba1 da Vale continuam tendo o suporte da diversificada base de produtos da companhia e posição de custos baixos, além do portfólio robusto de ativos com reservas de longa duração de minério de ferro, níquel, cobre e carvão.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail