PBH deve anunciar novas restrições

12 de março de 2021 às 0h25

img
Crédito: ADÃO DE SOUZA-PBH-DIVULGAÇÃO

Novas restrições em Belo Horizonte devem ser anunciadas hoje pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). Diante do aumento do número de casos e mortes na Capital por Covid-19 esta semana, o que reflete em uma alta na ocupação de leitos de UTI, enfermaria e demanda funerária, o chefe do Executivo municipal convocou uma coletiva de imprensa, prevista para as 14h30.

O comércio de BH está fechado desde o último sábado. Somente serviços considerados essenciais ficaram autorizados a funcionar. Fontes ligadas à Prefeitura adiantam que podem ser adotadas novas restrições, como, por exemplo, toque de recolher e redução do horário de funcionamento de mais setores. Também pode haver medidas relacionadas ao transporte público.

Ontem, após atualização, a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria em Belo Horizonte estavam em 89,4% e 75,6%, respectivamente, segundo dados da Secretaria de Saúde. O número médio de transmissão por infectado estava em 1,22, o que mostra indicadores piores que os da semana passada, quando foi anunciado o fechamento do comércio. Apenas na quarta-feira, foram registrados 914 casos e dez óbitos pela doença. Ao todo, a capital mineira tem 2.869 mortes e 120.837 infectados.

Na entrevista coletiva dada na sexta-feira passada, quando os números de casos, mortes e ocupação de leitos já eram preocupantes, mas inferiores aos atuais, o prefeito Alexandre Kalil classificou a situação como assustadora.

“Temos números absolutamente assustadores e não vemos outro caminho. Preciso da colaboração das cidades do entorno de Belo Horizonte, por isso, peço aos prefeitos: tomem atitudes. Peço desculpas ao comércio, ao povo e ao trabalhador”, disse.

Naquele dia, Kalil afirmou que a situação do comércio na cidade poderia ser revista, dependendo do avanço da doença. “Os números é que vão dizer se ficaremos fechados por uma semana ou um mês. Temos uma metodologia. Estamos reeditando o decreto de março do ano passado, fechando tudo, inclusive parques e clubes”, ressaltou Kalil. No entanto, os indicadores pioraram.

Minas Gerais

Considerando todo o Estado de Minas Gerais, também houve piora nos indicadores. Na quarta-feira (10), quatro regiões entraram ontem na onda roxa do plano Minas Consciente, considerada a mais restritiva,e terão toque de recolher entre as 20h e 5h ao longo de 15 dias.

A medida foi tomada após o aumento de 5% no número de casos confirmados e óbitos decorrentes da Covid-19, nos últimos sete dias. Estão na onda roxa as regiões de Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul.

Até o fechamento desta edição, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia confirmado 946.556 casos de coronavírus em Minas e 20.087 óbitos desde o início da pandemia.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail