Presidente do BNDES reitera que auditoria não encontrou irregularidades

29 de janeiro de 2020 às 15h26

img
Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, voltou a se explicar sobre as investigações relacionadas às operações entre o banco e a J&F, holding que controla entre outras empresas a JBS, reiterando que não foram encontradas irregularidades.

“É legítimo haver essas dúvidas, preocupação, e estamos aqui para esclarecer. O fato é que não foi encontrada nenhuma irregularidade”, disse Montezano.

De acordo com o presidente do BNDES, no momento presente, o banco “não tem mais mais nada a esclarecer” à população. “Se, no futuro, surgir outra operação ou questionamento como esse, a gente virá a público”, afirmou.

Bolsonaro assumiu o governo afirmando que iria “abrir a caixa-preta” do BNDES, em referência ao que ele via como supostas irregularidades na concessão de empréstimos pela instituição.

Segundo Montezano, os custos da auditoria contratada pelo banco tiveram de ser reajustados com base no crescimento das informações levantadas, e também com dados da Operação Bullish, da Polícia Federal, e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o BNDES, que foi instalada no Congresso Nacional.

No total, a auditoria analisou oito operações entre o banco público e a J&F, com os empréstimos do banco público à holding totalizando, em valores atualizados, 20,1 bilhões de reais, entre os anos de 2005 a 2018, valor próximo do montante total desembolsado pelo BNDES para grandes empresas em 2019, que gira entre 25 e 26 bilhões de reais.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail