Vendas crescem em novembro em Minas puxadas pela Black Friday

16 de janeiro de 2019 às 0h05

img
Apesar da melhora do indicador, crise no Estado impactou resultado na comparação com novembro de 2017 - Marcos Alvarenga

Fazendo pressão em sentidos opostos, a Black Friday e crise financeira no Estado interferiram nos resultados do comércio de Minas em novembro. Segundo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista mineiro avançaram 1,5% em novembro, no comparativo com outubro, mostrando a influência positiva da Black Friday. No País, em igual base comparativa, o aumento foi de 2,9%.

Mas, na relação novembro 2018/novembro 2017, os resultados em Minas caíram 1,3%, enquanto no País houve avanço de 4,4%, mostrando a influência negativa da crise no Estado.

Economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Juan Moreno de Deus ressalta a consolidação da Black Friday, o que alavancou os resultados em novembro. “Novembro se tornou mês de grandes vendas para o comércio”, diz.

Por outro lado, ele pondera que a crise instalada em Minas levou ao atraso no pagamento do funcionalismo público, interferindo no consumo, o que fez com os resultados do comércio no Estado ficassem aquém da média nacional. Minas está entre as três unidades da federação que registraram resultado negativo em novembro, frente a igual mês do ano passado. O pior resultado ficou com o Piauí (-2,9%), seguido do Distrito Federal (-2%) e Minas (-1,3%).

Ainda segundo o IBGE, no acumulado do ano até novembro, o avanço em Minas foi de 0,6%, enquanto no País foi de 2,5%. Nos últimos 12 meses, o resultado em Minas foi de avanço de 1,4%, enquanto o índice nacional foi de aumento de 2,6%.

No caso do varejo ampliado, que leva em conta também os setores de veículos e de material de construção, o avanço em Minas foi de 2% em novembro, na relação com igual mês de 2017. No País, houve aumento de 5,8%.

Leia também:

País fecha ano com 62,6 mi de inadimplentes

ICVA tem primeira alta desde 2014

Segmentos – Em Minas, levando-se em conta os resultados do comércio em novembro, em comparação com igual mês do ano anterior, o pior resultado veio da atividade combustíveis e lubrificantes, que mostrou queda de 24%. Juan Moreno lembra que os combustíveis apresentaram alta de preços ao longo de quase todo o ano.

Também tiveram retração móveis e eletrodomésticos (-21,8%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (-9,1%). Segundo o economista, em um cenário de desemprego alto, as compras de itens de maior preço, como é o caso de móveis e eletrodomésticos, tendem a ser adiadas.

Por outro lado, o setor a apresentar melhor resultado foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 12,9%. O economista da Fecomércio-MG pondera que esse resultado está ligado ao controle inflacionário dos preços de alguns produtos alimentícios.

Outras atividades que mostraram incremento foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético (+11,5%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+3,6%); tecidos, vestuários e calçados (+0,1%).

As atividades consideradas no varejo ampliado demonstraram avanço na relação novembro 2018/novembro 2017. No caso de veículos, motocicletas, partes e peças, o avanço foi de 14,6%. Já o material de construção mostrou aumento de 13,9%.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail