O Banco Mercantil do Brasil, cuja sede é em Belo Horizonte, divulgou nesta semana o balanço de resultados referente ao primeiro trimestre do ano. Em comparação com o mesmo período de 2021, a instituição financeira apurou queda de 8% no lucro líquido. Com esse resultado, o lucro líquido passou de R$ 51,2 milhões entre janeiro e março do ano passado para R$ 47,1 milhões neste ano.
De acordo com o CEO do Banco, Gustavo Araújo, o recuo no indicador financeiro é representado pela redução da margem diante da elevação da taxa Selic (taxa básica de juros estabelecida pelo Banco Central). Ele aponta, por exemplo, que no primeiro trimestre de 2021, a Selic estava calculada em 2% ao ano. Contudo, a taxa cresceu não só de forma rápida com ampla, sendo que, no trimestre de referência da divulgação dos resultados, a taxa já era negociada a mais de 10% ao ano.
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“A diferença da Selic entre o primeiro trimestre do ano passado e deste ano faz, em tese, com que o custo de captação do banco acabe perdendo na margem. E o que o banco faz? Compra juros futuros para amenizar a queda da margem. Hoje, a nossa margem está em 22%, e nós consideramos que este é um resultado bastante consistente. E a nossa rentabilidade está acima dos 16%, o que é bem sustentável pelo período de ajustes que estamos vivendo ”, afirma Araújo — o custo de captação se refere ao valor pago pelas instituições quando buscam crédito no mercado para realizar investimentos.
Presença digital
Para Gustavo Araújo, o destaque da atuação do Mercantil no trimestre é o crescimento de 87% da carteira de clientes. Dessa forma, o banco atingiu uma base de 5 milhões de pessoas, sendo os dados resultantes dos investimentos do banco em tecnologia e presença no digital.
“Crescer, normalmente, não é barato. É necessário investir em canais digitais e isso tem seus custos atrelados. O nosso plano é investir R$ 150 milhões em tecnologia, não só em redes sociais, mas em processamento de dados, detecção de fraudes, identificação do melhor tempo para levar a oferta até o cliente… A gente vê muito espaço para crescer, apesar do cenário desafiador”, aponta.
Esse potencial crescimento está atrelado também ao público ‘50+’ atendido pelo banco e que é uma das apostas da instituição. Ainda de acordo com o CEO do Mercantil do Brasil, até o final de 2030, espera-se que a população brasileira seja formada por 70 milhões de pessoas na faixa de idade que hoje é a mais atendida pela instituição, o que traz otimismo na avaliação do executivo.
Desafios
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Ainda que o lucro líquido tenha apresentado queda, Gustavo Araújo lembra que os resultados foram melhores do que aqueles traçados pela instituição em meio ao cenário macroeconômico do trimestre de referência e que segue como um desafio. “Para o ano, sabemos que a guerra na Ucrânia pressiona os preços e tem impacto na economia nacional e na renda das famílias. Mas estamos animados com o crescimento que podemos alcançar com o nosso público 50+ e com o desempenho nas redes sociais, que puxou nosso crescimento no trimestre”, complementa.
Inter apura incremento de 130% nas receitas totais
O Inter registrou lucro líquido de R$ 27 milhões no primeiro trimestre. O resultado representa um incremento da ordem de 32% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. A instituição financeira obteve um crescimento de 130% nas receitas totais, atingindo a marca de R$ 1,2 bilhão. Já a carteira de crédito ampliada fechou em R$ 19,8 bilhões, 81% acima do verificado nos três primeiros meses de 2021.
“Os resultados chegam no momento em que o Inter avança em seu posicionamento como uma empresa de tecnologia internacional. Na última semana, a companhia recebeu o sinal verde de seus acionistas para seguir com a proposta de reorganização societária e migração das ações da companhia para a bolsa norte-americana Nasdaq, como parte do plano de expansão internacional para se tornar um Super App global” informa o banco em nota. No início deste ano, o Inter concluiu a aquisição da Usend, fintech norte-americana focada em remessas e pagamentos internacionais, que possui licenças em 40 estados norte-americanos, chegando a US$ 200 milhões em remessas internacionais no trimestre.
No Brasil, clientes Inter já contam com uma Global Account, que teve picos de 3 mil novas aberturas por dia durante o primeiro trimestre. Outra funcionalidade que já está disponível para os brasileiros é uma plataforma global de investimentos, que permite compra e venda de ações nas bolsas norte-americanas Nyse e Nasdaq.
“Nossos resultados nos mostram que estamos seguindo o propósito de consolidar o Inter como um Super App global, com facilidades para nossos clientes em diversas frentes. A migração das nossas ações para a Nasdaq foi apenas o primeiro passo para fortalecer nosso posicionamento como uma empresa de tecnologia global, nos dando acesso ao mercado de capitais com maior liquidez no mundo”, comenta o CEO do Inter, João Vitor Menin.
Os resultados do primeiro trimestre apontam que 18,6 milhões de pessoas são clientes do Inter, número que é 82% maior do que o observado há um ano. Com essa base de clientes a companhia registrou R$ 9,6 bilhões de depósitos à vista nos três primeiros meses de 2022, o que representa crescimento de 37% em relação ao primeiro trimestre de 2021. O aumento em transações em cartões foi ainda mais expressivo, chegando a um crescimento de 86% e atingindo a marca de R$ 14,1 bilhões. A receita de cartões subiu 88%, o que representa R$ 154 milhões no ano.
Os números das avenidas de investimentos, seguros e marketplace confirmam que a experiência proporcionada pelo Super App tem sido inovadora e atraído cada vez mais pessoas. Foram transacionados R$ 1,1 bilhão (GVM) no Inter Shop no primeiro trimestre de 2022, atingindo a marca de R$ 101 milhões em receita, o que representa 145% mais que o faturado em 2020.
Já a Inter Invest aumentou em 144% a receita, atingindo R$ 36,6 milhões no primeiro trimestre de 2022. A plataforma atingiu a marca de R$58 bilhões sob custódia (AuC), registrando aumento de 11% no comparativo anual. No total, já são 2 milhões de clientes investidores na plataforma, um crescimento de 34%.
A Inter Seguros cresceu 150% em número de clientes, chegando à marca de 915 mil pessoas com algum seguro ativo. Durante o primeiro trimestre de 2022, foram realizadas 189 mil vendas de seguros na base do Inter, o que representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
Próximos passos
Ainda no primeiro semestre de 2022, o Inter irá lançar a experiência da global account 100% integrada dentro do Super App, que promete facilitar bastante a vida dos brasileiros que viajam ou realizam transações financeiras nos Estados Unidos. Outra entrega prevista para o primeiro semestre deste ano é o lançamento do cartão de débito da global account, que será provido pelo Evolve Bank e vai permitir aos brasileiros usar o saldo da conta em dólar para fazer compras nos Estados Unidos e em outros países. A conta ainda permite aos clientes do Inter receber depósitos ou transferências de contas bancárias dos Estados Unidos, o que é um diferencial em relação à concorrência.