MARKETING DE INCENTIVO | Profissionais motivados produzem mais

12 de outubro de 2019 às 0h03

img
Crédito: Divulgação

Hoje em dia, engana-se quem pensa que os colaboradores almejam unicamente um salário alto. A satisfação profissional não está mais atrelada apenas ao financeiro, e sim, ao reconhecimento profissional. O desejo está em trabalhar em uma empresa que tenha o cuidado e que permita que a pessoa se sinta bem.

Pensando nisso, surge o marketing de incentivo para preencher este espaço. Mas será que você compreende o que é e como promovê-lo dentro das organizações?

O que é o marketing de incentivo? O marketing de incentivo é um conjunto de estratégias que visam melhorar o desempenho dos profissionais. As ações de incentivo envolvem metas e premiações para as equipes e colaboradores que cumprirem tarefas, dentro de um tempo determinado. Apesar de os funcionários já estarem contratados para exercer suas funções, a motivação está além do salário compatível com o mercado.

Qual a importância do marketing de incentivo? Motivação e produtividade, são duas coisas muito ligadas dentro das empresas. Profissionais motivados produzem mais e melhor, pois o anseio e a vontade de conquistar algo, estimulam o empenho e construção para alcançar a conquista.

A produção motivada e engajada, irá, por consequência, gerar resultados para a empresa como toda.

Objetivo do uso – A campanha de incentivo não tem como objetivo principal, simplesmente “premiar” seus funcionários. A estratégia pode ser utilizada para qualquer situação empresarial que exija soluções disruptivas, como exemplo: quando se busca o aumento de receitas e vendas, conquista de novos mercados e clientes, retenção de talentos e aumento da produtividade e performance.

Como promover o marketing de incentivo? Uma campanha de incentivo assertiva é sustentada por 3 pilares: motivação, recompensa e reconhecimento. Lembre-se que essa campanha deve motivar os colaboradores, por isso estabeleça metas, prazos e premiações tangíveis. Nada de planos megalomaníacos e metas impossíveis de serem alcançadas em um tempo mínimo, caso contrário a frustração será de toda a equipe.

Após a definição do planejamento, o passo seguinte é a divulgação da campanha para toda a empresa. Enquanto a campanha estiver em vigor, busque manter seus colaboradores engajados através de feedbacks que estimulem a produtividade.

Ao final da campanha, não se limite a uma simples entrega de prêmios. Afinal, a grande diferença entre o marketing de incentivo e os programas de fidelidades, está no reconhecimento do trabalho que não pode ser visto apenas como troca de serviço por prêmio.

Dificuldades – Hoje, podemos afirmar que o maior problema para a criação de uma campanha de incentivo está nas próprias empresas. O marketing de incentivo, para fazer sentido, deve ser algo completamente condizente com a cultura corporativa da empresa.

Antigamente, as campanhas de incentivo encontravam uma barreira na legislação do trabalho. Porém, com a Reforma Trabalhista, foi aprovada a premiação habitual. Então, cabe agora às empresas se adequarem às novas culturas profissionais.

O primeiro passo para um marketing de incentivo bem assertivo é pensar fora da caixa. Não se limitar a copiar modelos utilizados em outras companhias e criar uma campanha com a cara dos seus colaboradores.

É preciso, também, que os diretores e gestores parem de enxergar o incentivo como despesa e não como investimento. É impossível negar que o desempenho de um funcionário está atrelado com fatores motivacionais. Quando um gestor não enxerga os colaboradores como seres dotados de motivações pessoais, a tendência é que se cria um ambiente desestimulante.

Grandes empresas só chegaram ao patamar que se encontram quando perceberam a importância de se trabalhar com e para as pessoas.

Empresas como Coca-cola, Siemens e outras grandes marcas utilizam as campanhas da Incentivar.io, primeiro software de incentivo que oferece facilidade para que gestores criem campanhas de motivação para seus colaboradores. (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail