Oposição do Chile se recusa a falar com presidente e protestos continuam

22 de outubro de 2019 às 16h39

img
Manifestantes pedem a renúncia do presidente do Chile, Sebastián Piñera, durante protesto em Valparaíso | Crédito: REUTERS/Rodrigo Garrido

Santiago – A oposição no Chile se recusou a se encontrar com o presidente Sebastián Piñera depois dos tumultos que deixaram 15 mortos e levaram à prisão de mais de 2.600 pessoas, citando preocupações com abusos das forças de segurança.

Manifestantes se reuniram em praças do centro de Santiago e em outras cidades no início da tarde desta terça-feira (22) e os protestos contra o alto custo de vida e a desigualdade deram poucos sinais de estar chegando ao fim. Em alguns locais, a polícia começou a dispersar as multidões com gás e canhões de água.

Diante da pressão crescente sobre sua gestão, Piñera disse que se reuniria com líderes da oposição para forjar um “novo contrato social”. No entanto, todos os principais partidos opositores recusaram o convite do presidente, afirmando que o governo foi incapaz de “salvaguardar” os direitos humanos dos manifestantes ou informar o público sobre detalhes a respeito das mortes que aconteceram durante os protestos.

A porta-voz presidencial, Cecilia Perez, disse que a ausência da oposição é “lamentável” e que espera que os partidos reconsiderem.

Ainda nesta terça-feira, a Anistia Internacional disse em uma carta aberta a Piñera que está preocupada com violações dos direitos humanos e limitações impostas pelos militares durante interdições noturnas em vigor em toda a cidade.

O general encarregado da segurança em Santiago disse estar ciente de vídeos circulando nas redes sociais que mostram brutalidade da polícia e de militares no tratamento dado a manifestantes e disse que as forças de segurança estão “investigando” as denúncias.

Dez cidades tiveram estado de emergência e toque de recolher decretados por militares depois dos protestos que irromperam na última sexta-feira (18), os piores em décadas no Chile.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail