Formalizações em Minas avançam quase 15% no ano

15 de outubro de 2020 às 1h10

img
Só em setembro, os registros de MEI no Estado cresceram 38% frente igual mês do ano passado | CRÉDITO: ALISSON J. SILVA/Arquivo DC

Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEIs), cerca de 11% do total de formalizados em todo o País. Entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 158.973 MEIs no Estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O MEI já representa 61% dos pequenos negócios em Minas Gerais e tem sido uma alternativa para quem perdeu o emprego ou precisou adequar o porte do negócio por conta dos impactos da pandemia”, explica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Em setembro, foram 21.671 novos registros de MEI em Minas Gerais, 38% a mais que no mesmo mês do ano passado. “É um saldo recorde de formalizações este ano”, completa Rocha.

Entre as atividades com o maior número de formalizados em setembro está a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com um saldo total de 88.287 registros, cerca de 14% a mais que em setembro de 2019. Entre janeiro e setembro, houve 8.369 formalizações nessa atividade, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Por conta do fechamento das lojas físicas, vários empreendedores optaram pelo reenquadramento como MEI, para reduzir despesas com o pagamento de aluguel do ponto comercial e com tributos, já que o faturamento também despencou no período”, avalia Rocha.

Outra atividade que se encaixa nessa situação é a de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem e com entretenimento. A atividade totalizou 29.610 registros em setembro, um aumento de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado. “Esse crescimento pode ser explicado pela migração de empresas de micro e pequeno porte (MPE) para MEI, já que houve restrições para o funcionamento desse tipo de estabelecimento, que não se enquadra entre as atividades essenciais”, completa o superintendente.

Marketing para microempreendedor – Segundo pesquisa do Sebrae, entre os 10% dos pequenos negócios de Minas Gerais que conseguiram aumentar as vendas em agosto, 33% atribuíram os bons resultados às estratégias de vendas on-line. Outros 34% dos empreendedores ouvidos na pesquisa ainda não vendem pela internet ou não sabem como aplicar o marketing digital aos negócios.

Para apoiar os microempreendedores individuais (MEIs) sobre como melhorar as estratégias de marketing e vender mais, o Sebrae Minas realiza, até o dia 23 de outubro, a 3ª temporada do Sebrae Responde, com o tema: Mercado e Vendas. A programação é 100% on-line e gratuita. Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais e 0800 570 0800. (Com informações do Sebrae Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail