PF realiza buscas no escritório da IRB Brasil

13 de março de 2020 às 0h05

img
Arquivo/ Agência Brasil

São Paulo – A Polícia Federal (PF) fez buscas no escritório da resseguradora IRB Brasil nessa quinta-feira (12), informou a resseguradora. Uma fonte com conhecimento do assunto informou que a operação é parte de uma investigação envolvendo o agora ex-vice-presidente de finanças da companhia, Fernando Passos.

Em nota, a Polícia Federal informou apenas que deflagrou a Operação Suitcase, com o objetivo de investigar a prática de corrupção ativa e passiva e que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos estados de Ceará e São Paulo.

No centro da investigação, que é desmembramento de ação que tramitou perante o Supremo Tribunal Federal (STF), está a delação premiada de dois colaboradores que citaram um ex-diretor do Banco do Nordeste, que teria recebido R$ 200 mil em espécie, que lhe foram entregues numa maleta em um hotel de Fortaleza. Passos foi anteriormente diretor do Banco do Nordeste.

Em nota, o IRB afirmou que “a operação realizada pela Polícia Federal na manhã de quinta-feira (12) não está relacionada à companhia».

Passos foi demitido do IRB na semana passada, junto com o presidente-executivo, José Carlos Cardoso, após os desdobramentos do questionamentos da gestora Squadra sobre práticas contábeis da companhia, cujas ações caíram fortemente.

A gestão do IRB então informou investidores erroneamente que a empresa de investimentos do bilionário Warren Buffett, Berkshire Hathaway, teria comprado ações da resseguradora, o que foi negado pela própria Berkshire. 

Atualização: Em fevereiro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu habeas corpus para anular completamente o decreto de busca e apreensão realizado pela Polícia Federal em março de 2020. De acordo com notificação encaminhada ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, pelo ex-vice-presidente da IRB Brasil, Fernando Passos, a decisão vem  em virtude da deficiente fundamentação da ordem que determinou a busca e apreensão. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail