Gasmig seleciona Geomit para projeto bilionário de biometano no Triângulo Mineiro
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) concluiu a Chamada Pública nº 01/2026 para contratação de suprimento de biometano no Triângulo Mineiro. A empresa selecionada no processo foi a Geomit, uma joint venture formada pela Mitsui Gás e Energia do Brasil e pela Geo Bio Gas&Carbon. O contrato, com vigência de 10 anos, prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão e a implantação de aproximadamente 400 quilômetros (km) de gasodutos.
A chamada pública é a maior já realizada pela distribuidora mineira de gás canalizado e representa o primeiro passo na estratégia de expansão do gás renovável no Estado. A assinatura do contrato está prevista para esta quinta-feira (25), em Uberaba.
A etapa seguinte envolve o início do fornecimento de gás na região, previsto para abril de 2028. Essa fase ocorrerá após a conclusão das etapas de licenciamento, obtenção das autorizações regulatórias e implantação da infraestrutura necessária ao escoamento do combustível.
O Triângulo Mineiro foi escolhido por reunir características favoráveis ao desenvolvimento do biometano. Entre os fatores que justificam essa escolha estão a forte presença do agronegócio, a elevada geração de resíduos com potencial energético e a relevância econômica da região. A iniciativa pretende beneficiar quatro municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba:
- Uberaba,
- Uberlândia,
- Indianópolis
- e Araxá.
Transição energética e descarbonização
A chamada pública foi lançada em maio deste ano e atraiu 11 empresas, resultando no recebimento de 27 propostas. Para a companhia, subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o resultado reflete o interesse do mercado pelo desenvolvimento do gás renovável no Estado.
A Geomit foi selecionada, após análises técnicas, econômicas e regulatórias, por apresentar a proposta mais vantajosa para o fornecimento de biometano produzido e entregue na região contemplada pelo acordo.
O objetivo da Gasmig com essa contratação é dar início ao plano de ampliação da participação do biometano em sua matriz de suprimentos, em linha com as diretrizes de transição energética e descarbonização. Para a empresa, o acordo representa uma etapa relevante para o desenvolvimento do mercado de biometano em Minas Gerais.
A companhia afirma ainda que segue atenta a novas oportunidades e projetos que possam contribuir para a diversificação e a sustentabilidade do suprimento de gás no Estado. No caso do projeto no Triângulo Mineiro, a expectativa é viabilizar o atendimento aos municípios da região por meio da injeção de gás renovável na infraestrutura de distribuição que será implantada pela Gasmig.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas