• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 05/07/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,3880

VENDA: R$5,3890

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,5000

VENDA: R$5,6000

EURO

COMPRA: R$5,5262

VENDA: R$5,5273

OURO NY

U$1.765,97

OURO BM&F (g)

R$306,38 (g)

BOVESPA

-0,32

POUPANÇA

0,7284%

OFERECIMENTO

Negócios

Ter propósito para não afundar no oceano da desimportância

COMPARTILHE

googlenews
  • Alessandra Alkmim *
  • Em 25 de maio de 2022 às 00:27
Crédito: Freepik

O mundo mudou de forma rápida e até assustadora nos últimos dois anos. A futurista EdieWeiner, em seu livro “Future Think: How to Think Clearly in a Time of Change”, contextualiza muito bem a volatilidade que o mundo vive hoje. Segundo a autora, vivemos uma mudança de era e não uma era de mudanças. Edie dá nome a essa nova era: Templosion – que significa “transformações muito grandes acontecendo e sendo atualizadas em curto espaço de tempo”.

Pegando carona nesse cenário de transformações e num futuro antecipado pela pandemia, precisamos falar mais sobre Capitalismo Consciente. Não é à toa que ele está conquistando as empresas brasileiras que buscam a oportunidade de demonstrarem responsabilidade de uma forma consciente e que esteja alinhada com o propósito dos seus negócios.

PUBLICIDADE




Solidariedade e empatia em tempos de pandemia podem ser uma resposta das empresas à cobrança da sociedade por um mundo mais justo, por ambientes mais seguros para se viver, por negócios mais conscientes e por um planeta mais saudável, já que há anos ele apresenta sinais de esgotamento. Será que estamos vivendo o grande momento da transformação do capitalismo?Alguns sinais já podem ser vistos e percebidos.

Para RajSisodia e John Mackey, líderes globais do movimento – Mackey é co-founder e CEO da WholeFoods Market, líder mundial na venda de alimentos naturais, orgânicos e sem conservantes; e Sisodia é professor e pesquisador da Universidade Babson, tradicional escola de negócios dos Estados Unidos – autores do livro Capitalismo Consciente: Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios, “grande parte do capitalismo e da lógica dos negócios, permaneceu inconsciente por tanto tempo e agora começa a despertar no nível da consciência.” Já estava na hora disso acontecer.

Talvez a maior mudança vivida hoje, por nós – seres humanos -, seja o despertar de nossa consciência. O que significa tornar-se mais consciente como indivíduo e como empresa?

Ser consciente significa estar totalmente desperto e lúcido para enxergar a realidade com clareza e para entender todas as consequências de nossas ações, em curto e longo prazos. Isto significa estarmos atentos ao que se passa dentro de nós mesmos e na realidade externa, bem como aos impactos disso tudo sobre o mundo. Significa, também, ter um forte compromisso com a verdade e agir de modo mais responsável, de acordo com o que entendemos ser verdadeiro.

PUBLICIDADE




A verdade é que precisamos de uma nova filosofia para os negócios pela qual possamos nos orientar e trabalhar. O futuro da vida no planeta e o destino das próximas gerações serão fortemente afetados pelas escolhas feitas hoje.

Gosto de citar o livro “Como ser um bom ancestral: A arte de pensar o futuro num mundo imediatista”, do autor Roman Krznaric, onde ele pergunta: “Que legado deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos?”. Segundo Roman, precisamos urgentemente desenvolver um pensamento de longo prazo para criar sociedades sustentáveis. As organizações precisam pensar em como serão lembradas e julgadas pelas futuras gerações.

Uma empresa consciente não quer deixar pegadas negativas resultantes de seus atos impensados no presente. O livro convoca e força as empresas a agirem sobre a consciência de um legado que as beneficia ou as prejudica. Mas como mudar esse modus operandi e aumentar a consciência sobre a relação entre o presente e o futuro? Esse, talvez, seja o grande desafio que as organizações enfrentam hoje. E isso tem tudo a ver com propósito.

Termino com uma citação da jornalista Claudia Penteado: “A razão de existir de marcas e empresas pode ser a única chance de não afundar no oceano da desimportância”.

Capitalismo Consciente, logo da filial Belo Horizonte
* Sobre o autor: Vice-presidente da ACMinas, palestrante, CMO ADDHERE e Estudante de Futuros, Conselheira da Filial Regional em Belo Horizonte

OUÇA AGORA!

Há 90 anos – Episódio 01
Fatos que marcaram a década de 1930

  • Tags: capitalismo consciente
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Veículos a venda em concessionária

Emplacamento de veículos cai em MG

  • Por Michelle Valverde
  • Em 6 de julho de 2022
grãos de café na planta, alguns maduros e outros não

Cafeicultores enviam carga de forma fracionada devido a empecilhos nos embarques

  • Por Michelle Valverde
  • Em 6 de julho de 2022
Casal de idosos

Confira os melhores lugares para morar após a aposentadoria

  • Por Diário do Comércio
  • Em 6 de julho de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!