Economia do País após queda da Selic

28 de setembro de 2019 às 0h01

img
Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

Daniel Ribeiro *

O Banco Central (BCB, BC ou Bacen) deu continuidade ao ciclo de cortes de juros, optando, de maneira unânime, por diminuir a Selic (taxa básica de juros) de 6% ao ano para 5,5%.

O resultado veio em linha com as expectativas de mercado. Ainda assim, a autoridade monetária afirmou que deve haver nova queda na próxima reunião, porém não determinou até qual patamar os juros podem cair.

“A evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve ajuste no grau de estímulo monetário”, segundo o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgado após a reunião. “A consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo”, continua a mensagem.

A fraca atividade econômica, a inflação sob controle e o ambiente internacional favorável contribuíram para a decisão do Banco Central. Sem citar a alta mais recente da cotação do petróleo após os ataques na Arábia Saudita, o Bacen ponderou que o cenário “segue incerto” e que há riscos ligados a uma “desaceleração mais intensa da economia global.”

O Copom fez questão, entretanto, de ressaltar que a consolidação do “cenário benigno” é essencial para que haja um corte na próxima reunião. “Os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, conforme anuncio.
“No cenário externo, a provisão de estímulos monetários adicionais nas principais economias, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas, tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes.

Entretanto, o cenário segue incerto e os riscos associados a uma desaceleração mais intensa da economia global permanecem”, acrescenta a autoridade monetária. A próxima reunião do Copom será realizada nos dias 29 e 30 de outubro.

*Economista e sócio fundador da Monteverde Investimentos

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail