EDITORIAL | Inversão de valores

28 de novembro de 2020 às 0h10

img
Crédito: Freepik

Política e gestão pública de baixa qualidade produzem, ao longo do tempo, no caso brasileiro muito tempo, resultados calamitosos que aí estão, escancarados, à vista de quem quiser ver. É simples, muito simples, culpar esta ou aquela gestão, este ou aquele grupo político, fingindo ao mesmo tempo ignorar que o problema se tornou sistêmico, copiado e aprimorado  faz tempo. Nesse contexto, a corrupção medra e o desleixo passa a ser padrão, enquanto paralelamente é produzido uma espécie de isolamento, apartado justamente os que poderiam fazer mais e melhor.

Para complicar ainda mais, não estamos falando de nada novo e sim de um sistema que, a rigor, sequestrou o Estado brasileiro, desse processo resultando tudo aquilo que bem conhecemos e, não nos iludamos, deve ser enxergado num contexto histórico e obedece a um tempo que não corresponde às nossas urgências e emergências, sem qualquer ilusão, tão ao nosso gosto, de que possam existir salvadores da pátria. De qualquer forma, ou por isso mesmo é preciso começar a fazer diferente e neste processo os empresários e as entidades que os representam têm força para exercer um papel crucial.

Sejamos práticos e objetivos para pensar no que pode ser feito hoje para que amanhã seja melhor ou menos ruim. Seguindo nesse raciocínio e apenas para ilustrar, recordamos a campanha que timidamente vem sendo realizada, com foco no Estado e suas dificuldades, conclamando a população local a comprar produtos mineiros de empresas mineiras. Singelo mas absolutamente eficaz se interpretado literalmente, podendo significar, rapidamente, gerar demanda, produção, renda, consumo e arrecadação. Da mesma forma, os que tanto reclamam não ter acesso ao crédito muito provavelmente teriam mais chances de sucesso se escolhessem os bancos e cooperativas mineiras. Esquecendo os tais “bancos”, inacessíveis e, se não bastassem, fazem captações em nossas praças para aplicar fora do Estado.

Trata-se de constar que dá para fazer sem que seja preciso aguardar o tempo da história, uma conta que não alcança a nenhum de nós. Mas é preciso propósito, disposição e articulação, gerando crença alimentada na união e na convergência, no simples entendimento de que somando forças, ao invés de dividi-las, tende a dar mais certo, tornando-se possível obter ganhos em muito pouco tempo.

Porque a mudança que imaginamos vai mais além, deve ser tomada como uma atitude política, um “não” categórico e definitivo aos abusos e, de outra parte, à cômoda omissão.  Foi assim, afinal, que todos nos deixamos de ser senhores, permitindo que servidores, especialmente os mais altos dignitários, se transformassem nos senhores que não são.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail