Mercado imobiliário pode alavancar a economia do País

16 de julho de 2020 às 0h11

img
Crédito: Divulgação

Bruno Gama*

Financiamentos com as taxas mais baixas da história e início da popularização do crédito com garantia imobiliária são alternativas para aquecer o setor e movimentar a retomada da economia no país

O ano de 2020 começou com a promessa de crescimento do mercado imobiliário, representando o motor do avanço da economia no ano. Ainda no primeiro trimestre, o mundo foi impactado com uma pandemia global que trouxe consequências para a economia como um todo, mudando as perspectivas do ano.

Mas, no mercado imobiliário, o cenário ainda é próspero. Por conta da crise provocada pelo coronavírus, o Banco Central baixou consideravelmente a taxa básica de juros nos últimos meses, deixando a Selic no menor patamar da história, atualmente em 2,25%.

Com a Selic baixa e, consequentemente, reduções nas taxas de juros de financiamento imobiliário nos bancos, o momento tornou-se extremamente favorável para quem tem renda estável e capacidade de pagamento.

Além disso, com as sucessivas reduções da Selic, o custo oportunidade de deixar o valor investido em investimento de renda fixa diminuiu. Há pouco tempo, deixar o montante correspondente ao da entrada de um imóvel em um investimento conservador gerava, muitas vezes, um rendimento mensal suficiente para pagar o aluguel, fazendo o consumidor abrir mão da casa própria, já que a parcela do financiamento seria muito maior.

Para efeito ilustrativo, de acordo com levantamento realizado pela Credihome, há alguns anos, com a taxa Selic mais alta, a média do valor da parcela inicial de um comprador de imóvel – com intuito de financiar 200 mil reais, em 30 anos – era de, aproximadamente, R$ 2.560.

Atualmente, o mesmo consumidor pode conseguir uma parcela mensal de cerca de R$ 1.580. Este menor comprometimento de renda traz novos consumidores ao setor, possibilitando que pessoas com rendas mais baixas sejam capazes de financiar valores mais elevados para adquirir a casa própria.

Deve-se considerar ainda outras facilidades oferecidas pelo mercado em meio à pandemia, como carências maiores e entradas facilitadas, que tornam ainda mais atrativa a compra de imóveis, seja próprio ou para investimento.

Uma segunda alternativa, ainda relacionada com o potencial do mercado imobiliário,  que vem crescendo no Brasil nos últimos meses é o crédito com garantia imobiliária, conhecido como home equity.

Trata-se de uma modalidade de crédito com juros mais baratos, mas que demanda uma mudança de modo de pensar do brasileiro, de ver o imóvel como uma oportunidade.

Atualmente, o home equity representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que é muito pouco quando comparado a países desenvolvidos ou até mesmo com alguns vizinhos da América Latina.

Com os juros em queda, simplificação da aquisição deste tipo de crédito – que hoje pode ser feito de forma completamente digital -, e outros incentivos espera-se que essa modalidade também se popularize.

Todos esses pontos ainda indicam o mercado imobiliário como um dos principais setores responsáveis por alavancar a recuperação da economia no Brasil.

*CEO da Credihome

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail