Bolsonaro fala em campanha contra o Brasil

23 de setembro de 2020 às 0h10

img
Foto: Marcos Corrêa/PR

Brasília – Em seu segundo discurso de abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o Brasil é vítima de uma campanha sobre o meio ambiente baseada em “interesses escusos” com intenção de prejudicar o País e o governo.

“Somos vítimas de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal”, disse o presidente.

“A Amazônia brasileira é sabidamente riquíssima. Isso explica o apoio de instituições internacionais a essa campanha, escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas, com o objetivo de prejudicar o governo e o próprio Brasil”, acrescentou.

Este ano, por causa da epidemia de Covid-19, os discursos dos presidentes à Assembleia-Geral foram gravados em vídeos e encaminhados antecipadamente à Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais uma vez, Bolsonaro negou as queimadas na Amazônia, afirmando que a floresta é úmida e não permite fogo em seu interior, e que os incêndios ocorrem no entorno da floresta, causados por índios e “caboclos”, em áreas já desmatadas.

A fala do presidente contraria indícios levantados por órgãos oficiais que mostram focos de incêndio em áreas indígenas demarcadas invadidas por outros grupos e de proteção ambiental que não haviam sido desmatadas. Segundo especialistas, as queimadas costumam ser a última fase do desmatamento, quando toda a madeira de valor é retirada e se usa o fogo para limpar a terra.

Bolsonaro, no entanto, afirmou que seu governo tem uma política de “tolerância zero” contra as atividades ilegais na Amazônia e que sua gestão estaria ampliando o uso de tecnologia para combater os crimes ambientais.

“Os focos criminosos são combatidos com rigor e determinação. Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental”, disse.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio na Amazônia está 12% maior que em 2019 até 21 de setembro, alcançando 71.673 focos. O desmatamento cresceu 34% entre agosto de 2019 e julho de 2020.

Ao defender a ação de seu governo no meio ambiente, Bolsonaro destacou a produção agropecuária brasileira que, pelo seu crescimento, atrairia uma campanha contra o Brasil.

“Mesmo sendo uma das dez maiores economias do mundo, somos responsáveis por apenas 3% da emissão de carbono. Garantimos segurança alimentar a um sexto da população mundial, mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para a pecuária e a agricultura – números que nenhum outro país possui”, disse.

“O Brasil desponta como o maior produtor mundial de alimentos. Por isso, há tanto interesse em propagar desinformações sobre o nosso meio ambiente.”

Coronavírus – O presidente usou ainda seu discurso para defender as ações de seu governo no combate à epidemia de Covid-19. No discurso, de pouco menos de 15 minutos – tempo limite pedido pela ONU aos países – Bolsonaro afirmou que defendia, desde o início da epidemia, que o vírus e a economia precisavam ser tratados “simultaneamente e com a mesma responsabilidade”.

Mais uma vez, o presidente alegou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu aos governadores o poder de tomar decisões sobre o fechamento ou não do comércio, indústria e serviços durante a epidemia, o impediu de fazer mais, e creditou à imprensa uma suposta politização do vírus. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail