Lula e Zema se reúnem nesta quarta (6) para falar sobre Acordo de Mariana e dívida

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reúne nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Segundo o Governo de Minas, a reunião atende a um pedido de Zema para discutir temas de relevância para o Estado, como a dívida com a União e a repactuação do Acordo de Mariana.
O encontro está previsto na agenda oficial do presidente e deve acontecer às 17h no Palácio do Planalto.
“Na agenda em Belo Horizonte, no início de fevereiro, o presidente Lula já havia me sinalizado que marcaria essa reunião após a série de viagens internacionais que faria. Cientes do retorno do presidente nesta semana, nós reforçamos o pedido por meio de ofício e fomos atendidos com a marcação da reunião”, disse o governador, em nota oficial divulgada nesta quarta.
Além de Lula, Zema vai se encontrar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele estará acompanhado dos secretários do Planejamento, Luísa Barreto, do Governo, Gustavo Valadares, e da Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
Relembre a visita de Lula a Minas
O último encontro entre o governador de Minas e o presidente da República aconteceu quando Lula esteve em Belo Horizonte no dia 7 de fevereiro, pela primeira vez neste mandato, para uma visita de dois dias a Minas Gerais. Na ocasião, ele e seus ministros anunciaram um pacote de investimentos para o Estado no valor de R$ 121 bilhões.
O montante, conforme apresentado, será distribuído entre diversas áreas e regiões, incluindo obras e construção de estradas e rodovias, como a duplicação da BR-381, programas de abastecimento de água para mitigar a seca no Vale do Jequitinhonha e Mucuri e região Norte do Estado, readequação do Anel Rodoviário de BH, dentre outros.
A dívida bilionária que o Estado tem com a União e a repactuação do Acordo de Mariana são pautas que o Governo de Minas já havia manifestado o desejo de levar ao presidente. Em seu discurso durante o encontro de fevereiro, Zema chegou a elencar uma lista de prioridades para apresentar a Lula.
“Vou entregar ao sr. uma lista de ações e obras emergenciais que dependem do governo federal e que nós mineiros ansiamos por solução, pois são problemas graves, como, por exemplo, das BRs 381 e 262, que precisam ser recuperadas e duplicadas, pois estão tirando vidas todos os dias de mineiros”, disse Zema, na ocasião.
Sobre Mariana, ele havia dito o seguinte: “Tivemos aqui momentos tristes, o rompimento da barragem de Brumadinho, logo no meu primeiro mês de mandato, exigindo do meu governo habilidade para que, de maneira rápida, fizéssemos os culpados pagarem pelo prejuízo provocado. Infelizmente ainda não tivemos o mesmo desfecho no caso de Mariana. Já se passaram 8 anos e conto com a parceria do senhor, presidente, precisamos acelerar as tratativas para esse acordo”.
Ouça a rádio de Minas