Lula lidera por 47,8% a 42,1% contra Flávio nos votos válidos do 1º turno, diz CNT/MDA

Já na projeção do segundo turno, Lula aparece com 47,3% contra 43,1% de Flávio
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Lula lidera por 47,8% a 42,1% contra Flávio nos votos válidos do 1º turno, diz CNT/MDA
Foto: Adriano Machado / Reuters

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno da eleição presidencial, mostrou pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado (3), véspera da eleição.

O levantamento coloca o petista com 43,1% das intenções de voto contra 38% do senador. Na pesquisa anterior, divulgada no mês passado, Lula tinha 40% e Flávio somava 30%. Os demais candidatos somados chegam agora a 9%, ante 16% na pesquisa anterior. Brancos e nulos são 5%, ante 6%, e indecisos somam 5%, ante 8%.

Nos votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos, Lula tem 47,8% contra 42,1% de Flávio. Na pesquisa anterior, Lula tinha 47% e Flávio somava 35%. A soma dos demais candidatos agora é de 10%, ante 18% na pesquisa anterior. Para vencer a eleição no primeiro turno, um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio, que, se for necessário, acontecerá três semanas após a votação de domingo, no dia 25 de outubro, Lula aparece com 47,3% contra 43,1% de Flávio, o que significa um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

No levantamento anterior, Lula tinha 47% e Flávio somava 40%. Brancos e nulos somam agora 8%, ante 10%, enquanto indecisos se mantiveram em 2%.

Para a pesquisa, contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o instituto MDA entrevistou 2.007 pessoas entre quarta e sexta-feira.

Reportagem distribuída pela Reuters

Eduardo Simões e Gabriel Araujo
Sobre o autor

Eduardo Simões e Gabriel Araujo

Reuters


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Conteúdo Especial
Conectados 60+: os desafios e as oportunidades da inclusão digital na terceira idade