MTur anuncia linha de crédito para áreas atingidas pelo vazamento de óleo

25 de outubro de 2019 às 16h34

img
Mancha de óleo atinge Praia dos Carneiros, em Pernambuco | Crédito: REUTERS/Teresa Maia

Com o objetivo de fortalecer o setor nas regiões atingidas por vazamentos de óleo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou a liberação de R$ 200 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), por meio de agentes financeiros da linha de crédito, com condições diferenciadas de prazos e custos.

O ministro afirmou que os recursos do Fundo têm condições de atender aos pequenos e médios empresários afetados pelo vazamento de óleo na região e ajudá-los a superar um possível período de retração das atividades.

“As linhas de crédito do Fungetur são muito atrativas do ponto de vista de prazo, custo do crédito e carências para estados e cidades impactadas pelo óleo vindo do mar”, completou.

Marcelo Álvaro Antônio também ressaltou a importância do engajamento da comunidade no avanço das manchas de óleo nas praias do litoral pernambucano e garantiu que o Governo Federal está empenhado em identificar a origem do óleo desde os primeiros sinais do desastre ambiental na região Nordeste.

“Gostaria de agradecer à comunidade e à voluntariedade das pessoas junto à Marinha e ao Ibama para garantir que as praias de Porto de Galinhas e outras da região continuem limpas e aptas ao banho. O Governo Federal trabalha para identificar a causa e a solução de limpeza das praias”, reforçou o ministro.

O diretor executivo da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Ulisses Ávila, afirma que o importante é trabalhar para receber os turistas na região com segurança. “O importante para nós é que todas as praias fiquem limpas, apropriadas para o banho em todo o Nordeste”, afirmou.

Fungetur – Atualmente operado no Nordeste pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o Fundo Geral do Turismo tem R$ 156 milhões em 113 operações contratadas, desde 2018.

Nos próximos dias, o MTur lançará um edital para credenciar novos agentes financeiros, especialmente para atendimento à região afetada.

Em julho deste ano, o Ministério do Turismo publicou, no Diário Oficial da União (DOU), portaria que altera as normas gerais e os critérios de aplicação dos recursos do programa.

A medida propicia aos empresários contratarem operações de financiamento em condições favoráveis ao desenvolvimento de seus negócios a partir de linha de capital de giro própria e a possibilidade de financiamento associado aos projetos de investimentos e aquisição de bens.

Além disso, eles terão a oportunidade de utilizar fundos garantidores, reduzindo as exigências para a captação de recursos, como a oferta de bens dos mesmos como garantia.

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail