Variedades

Governo de Minas renova contrato da Filarmônica até 2030 e amplia ações de formação e concertos gratuitos

Novo contrato prevê criação da Orquestra Jovem, aumento de concertos didáticos e expansão da programação em cidades do interior
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Governo de Minas renova contrato da Filarmônica até 2030 e amplia ações de formação e concertos gratuitos
Foto: Divulgação Eugênio Sávio

O governo de Minas Gerais renovou, nessa quinta-feira (25), o contrato de gestão da Filarmônica de Minas Gerais com o Instituto Cultural Filarmônica, garantindo a continuidade das atividades da orquestra até 2030. A renovação prevê a ampliação de ações de formação de músicos, a expansão de concertos gratuitos no Estado e novos projetos voltados ao desenvolvimento de jovens talentos.

A assinatura foi realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o novo contrato estabelece metas para ampliar o alcance social e territorial da Filarmônica, considerada um dos principais projetos culturais do País.

Entre as novidades está a criação da Orquestra Jovem, iniciativa voltada à formação de novos instrumentistas. O contrato também prevê aumento das vagas destinadas a músicos em formação, ampliação dos recitais promovidos pela Academia Filarmônica e maior número de apresentações gratuitas em municípios mineiros.

Outra medida prevista é o fortalecimento da programação desenvolvida em parceria com artistas e grupos de Minas Gerais. Também será criado o Concurso Jovens Solistas, que passa a integrar as iniciativas de incentivo à formação musical ao lado de projetos como o Festival Tinta Fresca e o Laboratório de Regência.

Mais concertos para estudantes

Uma das principais mudanças envolve a ampliação dos Concertos Didáticos, voltados a estudantes da rede pública e instituições sociais.

O número de apresentações passará de 10 para 15 por ano, elevando o público atendido de 14 mil para 21 mil alunos anualmente. A expectativa é incluir cerca de 7 mil novos estudantes em atividades de formação e aproximação com a música de concerto.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a renovação fortalece uma política pública voltada à formação cultural e à valorização da música.

“A Filarmônica de Minas Gerais é uma das maiores realizações culturais do Estado e um patrimônio vivo dos mineiros. Ao renovar este contrato até 2030, o Governo reafirma o compromisso com a formação de talentos e a valorização da música como instrumento de desenvolvimento humano, social e econômico”, afirmou.

Para o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Wilson Brumer, o novo contrato reforça o papel estratégico da orquestra para Minas Gerais e amplia sua atuação como política pública permanente.

Homenagem a Itamar Franco

A cerimônia também marcou a inauguração de um busto do ex-presidente Itamar Franco (1930-2011), que dá nome ao Centro Cultural Presidente Itamar Franco, além da reinstalação da placa inaugural da Sala Minas Gerais.

Produzida pelo artista Evandro Carneiro, a obra passa a integrar o conjunto cultural que abriga, além da Sala Minas Gerais, a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Mineiraria.

Referência nacional

Criada em 2008 como parte de uma política pública estadual, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se uma das principais orquestras da América Latina. Sob direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a formação reúne 90 músicos de diferentes nacionalidades.

Ao longo de sua trajetória, a orquestra acumulou mais de 20 gravações, recebeu diversos prêmios e conquistou uma indicação ao Grammy Latino, consolidando Belo Horizonte como um dos principais polos brasileiros da música de concerto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas