Quatro novas espécies de plantas são descobertas na Serra do Espinhaço
Nos últimos meses, a Serra do Espinhaço, no Norte de Minas, ganhou destaque no cenário científico internacional com a descoberta de quatro novas espécies de plantas. Essas descobertas evidenciam a rica biodiversidade dos campos rupestres e reforçam a importância da conservação ambiental, em especial das ações do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, que une esforços de pesquisadores, gestores e instituições pela proteção da região. As novas espécies descritas são: Staelia fimbriata (Rubiaceae) e Wedelia riopardensis (Asteraceae), publicadas na revista Phytotaxa; Eriope carpotricha (Lamiaceae), na Nordic Journal of Botany; e Microlicia geraizeira (Melastomataceae), na Webbia. As descobertas ocorreram nas regiões de Monte Azul e Rio Pardo de Minas, abrangendo as Serras das Marombas e Serra Nova.
Confira outros destaques de Variedades desta sexta-feira
“A Partilha”, de Miguel Falabella

A peça “A Partilha”, grande sucesso do ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, fará duas únicas apresentações, na Capital, nos dias 25 (sábado) e 26 de outubro (domingo), às 20h30 e às 18h30, respectivamente, no Sesc Palladium. A trama mergulha nas complexas e hilárias dinâmicas familiares, ao retratar a história de quatro irmãs que, após o falecimento da mãe, se reencontram e discutem como dividir a herança em pleno funeral. Com um texto atemporal e envolvente, a montagem se tornou um clássico dos palcos brasileiros ao levar mais de 1 milhão de pessoas aos teatros e ganhou os palcos de 27 países, consagrando Falabella na dramaturgia mundial. No palco, estão as atrizes Iléa Ferraz, Adriana Lessa, Leticia Soares e Flávia dos Prazeres. Ingressos pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
Inscrições abertas para Feira Nacional de Artesanato
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), abriu inscrições até o dia 3 de novembro para a participação de artesãos na 36ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), que será realizada no Expominas, em BH, de 3 a 7 de dezembro. A seleção dos expositores será por meio de Edital de Chamamento Público. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 35 destinadas a artesãos individuais e 25 a entidades representativas (associações, cooperativas ou grupos produtivos). Em 2025, a Sede-MG, em parceria com o Sebrae Minas, manterá a participação dos artesãos em estandes exclusivos, instalados em um espaço de mais de 1.000 m². As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do seguinte link.
Ouça a rádio de Minas