Evento terá maratona de programação
O 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar), promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, tem como grande novidade a realização do primeiro “Hackathon Sustentar – Inovação e Soluções Sustentáveis”. A maratona de programação busca selecionar ideias de soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, com ênfase em três áreas: Produção de Aço com Baixa Pegada de Carbono; Reciclagem Urbana; Economia Circular aplicada à Indústria do Aço.
O Hackathon será realizado nos dias 10 e 11 de novembro no Lemonade, na Unidade Administrativa II UFMG, no Campus Pampulha. Já a apresentação dos selecionados – o Demoday – acontecerá no dia 23 de novembro, na abertura do Sustentar 2018, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae Minas), na região Oeste. O tema do Sustentar 2018 é “Desafios globais, soluções locais e o futuro tecnológico sustentável”.
De acordo com a diretora-executiva do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, o Hackathon acontece em parceria com o Sebrae Minas e tem como patronos ArcelorMittal, Gerdau e Vallourec.
“A escolha dos temas tem a ver, claro, com as empresas patrocinadoras mas vai além disso. A indústria do aço e a mineração são dois pilares da nossa economia e têm cadeias produtivas extensas. Qualquer solução para esses setores tem um grande impacto na economia do Estado e na vida das pessoas. Os projetos apresentados devem manter um diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2015”, explica Jusssar Utsch.
As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de novembro no endereço http://sustentar.net/2018/. Podem participar pessoas físicas, grupos de pesquisa e até mesmo startups que já estejam estabelecidas. Serão selecionadas três equipes vencedoras que, além de prêmios num valor total de R$ 6 mil, terão orientação de profissionais especializados e contarão com acompanhamento de mentoria para o desenvolvimento das ideias.
“Essa é uma oportunidade de contribuir com soluções sustentáveis para o planeta, trocar experiências e conquistar uma premiação em dinheiro e apoio técnico em forma de mentoria e orientação especializada. Mais importante que a premiação, porém, é a oportunidade de ter o projeto absorvido por uma das empresas patrocinadoras”, avalia a diretora-executiva do Instituto Sustentar.
Ouça a rádio de Minas