O primeiro Aeroporto Industrial do Brasil, administrado pela BH Airport, concessionária responsável pelo o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, já tem a instalação da segunda empresa confirmada. A Amerisolar Brasil, fabricante de painéis de energia solar, assinou contrato e deve iniciar as operações no primeiro trimestre de 2021.
A indústria, que será a sexta fábrica do grupo no mundo, terá capacidade para fabricar 30 mil painéis por mês. Cerca de 50% da produção serão exportadas para América Latina, em especial para o México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia.
PUBLICIDADE
As expectativas são positivas. O CEO da Amerisolar Brasil, Gustavo Henrique de Oliveira, explica que a unidade mineira é única instalada em uma zona alfandegária, o que garantirá maior competitividade.
“Estarmos em uma zona alfandegária significa custos operacionais bem menores decorrentes da isenção tributária. Além disso, nos também teremos redução dos custos em razão da logística. Outro fator importante é a possibilidade de exportar os equipamentos manufaturados sem qualquer tipo de tributação para países da América Latina e para os Estados Unidos”, explicou.
O Aeroporto Industrial conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados. Há uma expectativa de atração de cerca de 250 empresas, ao longo dos próximos anos, o que tende a gerar milhares de empregos e renda. A Clamper, líder no segmento de dispositivos de proteção contra surtos elétricos, foi a primeira empresa a se instalar no Aeroporto Industrial.
O objetivo principal do Aeroporto Industrial é aumentar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional e atrair investimentos externos para o Brasil.