ANA CAROLINA DIAS
A produção industrial de Minas Gerais avançou 1,1% em outubro, na comparação com o mês imediatamente anterior, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com outubro do ano passado, o setor também registrou expansão no Estado, de 1,8%. Entre as atividades divulgadas, houve avanço, na base comparativa com o mesmo mês de 2017, na fabricação de máquinas e equipamentos (36,9%), fabricação de coque e produtos derivados do petróleo (34,5%), Metalurgia (8,9%) e fabricação de celulose, papel e produtos de papel (8,9%).
Por outro lado, a pesquisa Indicadores Industriais (Index) realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) apontou baixo dinamismo da indústria mineira, o que frustrou expectativas de uma recuperação mais robusta para este ano.
Em outubro, o levantamento indicou a segunda queda consecutiva no faturamento real da Indústria Geral, que caiu 2,9% em relação a setembro de 2018. O resultado foi puxado principalmente pelo recuo de -4,7% na Indústria de Transformação na mesma base comparativa, que exerceu o maior peso no cálculo do resultado geral. Já na Indústria Extrativa, houve avanço de 12,9% no índice, também em comparação com o mês imediatamente anterior.
No acumulado do ano até outubro, apenas o faturamento real da Indústria Geral segue exibindo crescimento (4,4%), registrando o índice mais elevado para o período desde 2010. Em relação a outubro de 2017, o índice geral cresceu 2% e, na análise dos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,6%.
Emprego e horas trabalhadas – As horas trabalhadas na produção da Indústria Geral mantiveram-se praticamente inalteradas e o emprego seguiu mostrando variação muito pequena, transparecendo a lenta recuperação do mercado de trabalho no setor industrial de Minas Gerais.
O recuo do emprego em outubro foi de 0,1% frente a setembro, repetindo o comportamento observado na maior parte do ano. No acumulado do ano, a queda do emprego na Indústria Geral foi de 0,2%.
As horas trabalhadas da Indústria Geral mostraram pequeno avanço (0,1%) em outubro, na comparação com o mês anterior. Já em relação a outubro de 2017, o índice geral recuou 1,5%, e no acumulado do ano e na análise dos últimos 12 meses, o índice geral caiu 1,8% e 1,9%, respectivamente.