Mais de 50 cervejarias mineiras vão se reunir, entre os dias 4 e 6 de outubro, para celebrar a primeira edição da Oktoberfest BH, no Centro de Exposições George Norman Kutova (Expominas), na região Oeste. O evento, voltado para o consumidor final, é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas – MG).
De acordo com o superintendente executivo do Sindbebidas, Cristiano Lamego, a ideia é oferecer produtos de alto valor agregado para o consumidor final. “Os eventos são a melhor forma de fomentar a cultura cervejeira. Isso significa ampliação de mercado. Participam cervejarias de todo o Estado”, explica Lamego.
Mais de 150 rótulos devem ser apresentados para cerca de 18 mil pessoas a cada dia, muitas vindas do interior do Estado. Durante o evento carreatas de “beer trucks” circularão por vários endereços do circuito cervejeiro como Lourdes, Savassi, Centro e Vale do Sereno. Artistas circenses, grupos folclóricos e performances vão recepcionar os visitantes do evento na alameda principal do Expominas e circular pelos pavilhões.
“O que chama a atenção não cerveja mineira é a criatividade dos nossos produtores. A receita e os ingredientes básicos sãos os mesmos no mundo inteiro, então o que faz um lugar se destacar é a criatividade na hora de agregar outros ingredientes e na qualidade do processo”, afirma o superintendente executivo do Sindbebidas.
O evento acontece logo após o lançamento, no início de setembro, da marca coletiva “Cervejas de Minas – Livre por Tradição”. A iniciativa é uma parceria do Sindbebidas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). A ideia é que a marca funcione como um selo de qualidade dos rótulos das cervejas mineiras.
“Esse é um momento muito propício para a Oktoberfest, junto com o lançamento da marca coletiva. Tudo isso demonstra a força do nosso produto e do nosso mercado. Estamos planejando um evento para a cadeia produtiva em maio, com concurso de cervejas e rodada de negócios”, antecipa o executivo.
A venda dos ingressos já começou pela plataforma Sympla e nas lojas Chilli Beans. O primeiro lote é promocional e as entradas custam partir de R$15.