Plano bidecenal ajuda Paracatu na diversificação da economia

23 de outubro de 2018 às 0h08

img
A mineração é uma das principais atividades econômicas de Paracatu / Divulgação

Localizada no Noroeste de Minas, Paracatu vive um período de fortalecimento do comércio local. O setor de vestuário, por exemplo, tem vivido um bom momento a despeito da crise econômica instalada no Brasil. A cidade, com pouco mais de 92 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, tem na mineração a sua principal atividade econômica.

De acordo com o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae Minas) em Paracatu, Lucas Jacob, esse crescimento está ligado à posição de cidade polo da região Noroeste exercido por Paracatu. “Estamos em uma região geograficamente distante de outros centros e também em que as cidades participantes não são tão próximas uma das outras. Isso faz com que o comércio local se fortaleça. O grande polo comercial mais próximo é Brasília, distante 230 quilômetros. De outro lado, temos a força da nossa economia sobre a mineração, mas sabemos que essa é uma atividade com data para acabar. Aos poucos as pessoas estão se conscientizando da necessidade de diversificar as atividades. Por isso criamos o programa ‘Sebrae na sua empresa’. Prestamos a consultoria dentro da própria empresa, sem a necessidade de o empresário se deslocar. Isso facilita muito para os pequenos e micro e principalmente pra quem está começando”, explica Jacob.

O microempresário José Rodrigo Cruz é um desses empreendedores que resolveu fazer da crise uma oportunidade ao abrir a loja de roupas masculinas “Inspire-se Modas”, no centro da cidade. Ele e a esposa, que já tinham uma certa experiência com a venda de roupas em casa, deixaram os empregos para assumir a loja. Com três meses de operação, o empreendimento segue dentro do planejado e gera boas expectativas para o primeiro Natal.
“Pensávamos nisso há muito tempo. Quando surgiu esse ponto comercial vimos que a oportunidade tinha surgido e fomos em busca de ajuda no Sebrae. Fiz os cursos e eles nos encorajaram. A nossa expectativa agora é pelo mês de dezembro. Não temos empregados por enquanto, mas esse é o objetivo. A expectativa é conseguir recuperar o investimento em seis meses”, afirma Cruz.

A diversificação da economia já pode ser reflexo, em alguma medida, do Plano Bidecenal de Desenvolvimento Sustentável do Município de Paracatu – o Paracatu 2030. O Plano, lançado em 2010, é capitaneado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp) com a participação de várias entidades da sociedade civil organizada, incluindo o Sebrae Minas.

Segundo a analista técnica do Sebrae Minas – Regional Noroeste, Rosely Maria Soares Vaz, que acompanha o Paracatu 2030 desde o início, a iniciativa surgiu com o eminente fim das atividades mineradoras na cidade. “Paracatu precisava se preparar para além do ciclo da mineração, valorizando a cultura local, os serviços, o comércio e o turismo. Algumas iniciativas locais estão bem avançadas e criamos um fundo de desenvolvimento que já vai começar a gerar projetos ano que vem. O mais importante é que existe um protagonismo da comunidade e estamos trabalhando para que esse plano seja mais do que uma política de governo, mas um plano perene”, completa Rosely Vaz.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail