• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 29/07/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,1740

VENDA: R$5,1740

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,3100

VENDA: R$5,3900

EURO

COMPRA: R$5,2910

VENDA: R$5,2937

OURO NY

U$1.766,23

OURO BM&F (g)

R$294,59 (g)

BOVESPA

+0,55

POUPANÇA

0,7132%

OFERECIMENTO

Economia

Confiança das famílias tem 3ª alta consecutiva

COMPARTILHE

googlenews
  • Por Gabriela Sales
  • Em 23 de setembro de 2021 às 00:28
Indicador expandiu 5 pontos em setembro, em função da melhora nas perspectivas profissionais e de consumo, emprego e renda | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Pelo terceiro mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Belo Horizonte expandiu 5 pontos percentuais, alcançando 72,2 pontos em setembro, contra 67,2 em agosto.

A pesquisa foi divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

PUBLICIDADE




De acordo com a análise dos dados, em relação ao mesmo período de 2020, o avanço chega a 6,7 pontos, quando o índice marcou 65,5 pontos. O analista da pesquisa Devid Lima avalia que essa elevação significativa foi impulsionada de um mês para outro devido ao avanço da vacinação.

“Isso fez com que as pessoas recuperassem a confiança em frequentar o comércio, o que, consequentemente, aqueceu o consumo.  As medidas como a reabertura do setor de serviço, que ficaram restritas no período da pandemia, além do saldo positivo de emprego (8.058 admissões), este último registrado em julho, em Belo Horizonte, também foram fatores positivos nessa retomada”, explica.

Outro fator que manteve a confiança das famílias para o consumo está relacionado, de acordo com Lima, com a manutenção da renda e a confiança no emprego.

“Há também uma relação direta com o desemprego, visto que quanto maior esse índice, menor será a confiança do consumidor”, complementa.  Na pesquisa, 22,7% das famílias sentem-se mais seguras no emprego, em relação ao mesmo período do ano passado.

PUBLICIDADE




Mesmo sentindo confiança, os consumidores estão cautelosos no consumo. A inflação, alta do dólar, achatamento da renda e desemprego são algumas das situações que preocupam as famílias.

“Todos esses fatores têm impacto diretamente no consumo. A inflação reduz o poder de compra, assim como a alta do dólar, o achatamento da renda e o desemprego. Dessa forma, as famílias estão cautelosas ao consumir”, salienta o analista Devid Lima.

Devid Lima esclarece não há um levantamento específico para o fim do ano, porém a pesquisa de Expectativa de Vendas do segundo semestre de 2021, realizada pela Fecomércio MG, mostra que 71,3% das empresas do Estado esperam vender mais que no semestre do ano anterior e 41,6% apontaram o Natal como a data de maior impacto positivo nas vendas.

Além disso, para 52,6% dos empresários, as vendas em 2021 serão melhores se comparadas com o ano passado, para esse período.

Quem fez história - AngloGold Ashanti: Quase 200 anos atuando com mineração e metalurgia

  • Tags: Economia
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Atualmente, a população ocupada em todo o Estado de Minas Gerais é calculada em 10,61 milhões de pessoas | Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Desemprego atinge menor nível no Estado desde 2014

  • Por Bianca Alves
  • Em 13 de agosto de 2022
Marconatto: elas respondem por 25% da massa salarial | Crédito: Divulgação/FDC

FDC avalia perfil das médias empresas

  • Por Daniela Maciel
  • Em 13 de agosto de 2022
Foram produzidas 7.155 toneladas de produtos apícolas em Minas, entre mel e própolis, no ano passado | Crédito: Divulgação

Apicultura ganha força em regiões mais secas do Estado

  • Por Michelle Valverde
  • Em 13 de agosto de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!