Desemprego registra leve queda no quarto trimestre do ano passado no Estado

11 de março de 2021 às 0h26

img
Total de pessoas desocupadas em Minas Gerais atingiu 1,3 milhão no quarto trimestre do ano passado, de acordo com o IBGE | Crédito: Nacho Doce / Reuters

O desemprego em Minas Gerais registrou uma leve queda no quarto trimestre de 2020. A taxa de desocupação do Estado nos três últimos meses do ano passado foi de 12,2%, recuo de 1,1 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre (13,3%).

Porém, se comparado ao mesmo período de 2019, quando a taxa de desocupação era de 9,5%, observou-se um aumento de 2,8 pontos percentuais.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, a taxa de desemprego foi de 13,9%, diminuindo 0,7 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre, e apresentando aumento de 3 pontos frente ao quarto trimestre de 2019.

Entre os setores, o que mais abriu postos de trabalho nos últimos três meses de 2020 em Minas Gerais foi Administração pública (mais 81 mil pessoas).

A leve recuperação do emprego em Minas pode estar atrelada à sazonalidade de final de ano, com o aumento de postos de trabalho temporários devido ao Natal, segundo o coordenador da Pnad Contínua no Estado, Gustavo Fontes.

“É preciso aguardar os dados do primeiro trimestre de 2021 para saber se essa melhora vai se manter”, pondera. “Já o aumento da desocupação no Estado, quando se compara os números ao quarto trimestre de 2019, é explicado principalmente pela pandemia”, explica o analista.

Força de trabalho – A força de trabalho (população economicamente ativa) em Minas Gerais era composta por aproximadamente 10,6 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2020, o que representa um aumento de 1,6% em relação ao terceiro trimestre, porém queda de 6,3% frente ao quarto trimestre de 2019.

Do total de pessoas na força de trabalho, 9,3 milhões estavam ocupadas no período e 1,3 milhão desocupadas, mas procurando emprego. Assim, em relação ao terceiro trimestre de 2020, houve aumento de 2,9% da população empregada e (262 mil pessoas) e redução de 6,9% da população desocupada (96 mil pessoas a menos).

“Muitas pessoas que saíram da força de trabalho porque perderam seus empregos no início da pandemia e não tinham como sair de casa para buscar trabalho, retomaram essa busca nos últimos três meses do ano”, observou Fontes.

Em relação ao quarto trimestre de 2019, o total de pessoas ocupadas apresentou queda de 9,2% no Estado (menos 940 mil pessoas), ao passo que o total de desocupados aumentou 21,0% (225 mil pessoas a mais).

A população ocupada no período em Minas (9,3 milhões de pessoas,) era composta de 67,4% de empregados (incluindo empregados do setor público e trabalhadores domésticos), 4,9% de empregadores, 25,1% de pessoas que trabalhavam por conta própria e 2,6% de trabalhadores familiares auxiliares.

No setor privado do Estado, excluindo trabalhadores domésticos, 75,1% dos empregados tinham carteira de trabalho assinada, percentual próximo ao observado para o Brasil (75,0%). Já a taxa de informalidade no quarto trimestre de 2020 ficou em 38,7% da população ocupada no Estado, um pouco abaixo da taxa estimada para o Brasil (39,5%).

Setores

Entre as atividades econômicas, em relação ao terceiro trimestre, a pesquisa apontou que em Minas houve aumento de 4,9% do total de ocupados em Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, o que representa 81 mil pessoas a mais.

Também foram observadas variações positivas para os grupamentos Outros serviços (12,1%) e Serviços domésticos (7,3%). Para os demais grupamentos de atividade não foram observadas variações significativas.

Mas quando se compara ao quarto trimestre de 2019, o comércio, segundo Gustavo Fontes, foi o setor que mais teve redução no total de ocupados, mesmo com a sazonalidade do fim do ano. “Foi realmente um setor muito penalizado pela pandemia”.

Conforme a pesquisa, as maiores quedas no total de ocupados, em termos absolutos, foram as seguintes: Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (menos 327 mil pessoas); Alojamento e alimentação (menos 198 mil); Indústria geral (menos 181 mil); Serviços domésticos (menos 121 mil); e Construção (menos 99 mil).

Índice de desocupação no País atingiu 13,5%

Rio – A taxa média de desemprego no País atingiu 13,5% em 2020, enquanto em 2019 foi de 11,9%. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o mercado de trabalho provocaram alta recorde de desemprego em 20 estados. Ficaram de fora da lista Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina.

As taxas mais elevadas de desemprego foram registradas no Nordeste e as menores no Sul do País. A Bahia, com 19,8%, teve a maior taxa de desocupação em 2020, seguida de Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%) e Rio de Janeiro (17,4%). Já Santa Catarina (6,1%), Rio Grande do Sul (9,1%) e Paraná (9,4%) tiveram as mais baixas.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que o percentual de 2020 é o maior da série histórica iniciada em 2012.

Ocupação – Segundo o IBGE, no intervalo de um ano, a população ocupada no País teve menos 7,3 milhões de pessoas, o que resultou no menor número da série histórica de médias anuais, de 86,1 milhões. Conforme a pesquisa, pela primeira vez, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada. Em 2020, o nível de ocupação ficou em 49,4%.

O nível de ocupação ficou abaixo de 50% no ano passado em 15 estados, sendo todos no Nordeste. Em Alagoas, apenas 35,9% das pessoas em idade para trabalhar estavam ocupadas. No Sudeste, no Rio de Janeiro apenas 45,4% tinham um trabalho. O estado com maior nível de ocupação no ano passado foi Mato Grosso, com uma taxa de 58,7%.

A Pnad Contínua mostrou também que a queda da ocupação foi espalhada entre todos os trabalhadores.

Informalidade – A taxa média de informalidade também sofreu impacto com a pandemia e caiu de 41,1% em 2019 para 38,7% em 2020, chegando a 39,9 milhões de pessoas.

A taxa média nacional de informalidade foi superada em 19 estados. Entre eles, Goiás atingiu 39,1% e o Pará 59,6%. Em sete estados, a taxa foi acima de 50%. Já São Paulo (29,6%), Distrito Federal (28,2%) e Santa Catarina (26,8%) foram os que tiveram taxas de informalidade abaixo de 30%.

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, destacou que os informais foram os primeiros atingidos pelos efeitos da pandemia. Para ela, a queda da informalidade não está relacionada a mais trabalhadores formais no mercado. “Está relacionada ao fato de trabalhadores informais terem perdido sua ocupação ao longo do ano. Com menos trabalhadores informais na composição de ocupados, a taxa de informalidade diminui”, explicou.

Quarto trimestre – No último trimestre de 2020, a taxa de desocupação recuou para 13,9%, depois de atingir 14,6% no terceiro trimestre, o maior patamar já registrado na comparação trimestral.

Conforme a Pnad Contínua, a queda foi registrada em apenas em cinco estados. Os demais ficaram estáveis. Bahia e Alagoas, ambos com 20%, tiveram as maiores taxas. Na sequência ficou o Rio de Janeiro, com 19,4%. As menores taxas foram notadas em Santa Catarina (5,3%), no Rio Grande do Sul (8,4%) e em Mato Grosso do Sul (9,3%).

“Quando olhamos para os dados regionalmente, vemos que a redução na taxa de desocupação não foi disseminada pela maioria das unidades da federação. Ela ficou concentrada em apenas cinco [estados], mostrando que em vários estados ainda não se observou uma queda da desocupação”, observou Adriana Beringuy.

Ainda no último trimestre, as mulheres (16,4%) foram mais impactadas pelo desemprego, enquanto para os homens a taxa foi menor (11,9%). Entre as pessoas pretas (17,2%) e pardas (15,8%), as taxas ficaram acima da média nacional (13,9%). Ao contrário do percentual de brancos (11,5%) que ficou abaixo da média. (ABr)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail